sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Prosiando - Condição de Ajuste da Prenda Nora Maria Dutra Ferreira

           Para nos associarmos a qualquer Clube, basta aceitar as exigências que o estatuto faz. As vezes é só pagar a "Jóia". As vezes existem outros pré requisitos. O Primeiro CTG que foi criado em abril de 1948, formado somente por homens, tinha uma cobrança que era a chamada "condição de ajuste", ou seja, o individuo tinha que desempenhar uma determinada tarefa, por ele escolhida para se associar. Ao fazer, mostrava ser apto e, ai sim, a aprovação da diretoria.
Nora Maria Dutra Ferreira - 88 anos. Adora ler seu Jornal e revistas, como a Veja
           Quando chegou o ano de 1949, que foi a vez das mulheres entrarem para o movimento que nascia, em 'prol' das tradições gaúchas, também foi necessário elas "se ajustarem". Nora Dutra Ferreira, hoje com 88 anos, irmã de um dos integrantes do "grupo dos 8", Cyro Dutra Ferreira, teve que apresentar seus 'dotes' artísticos e fez um conto. Em recente visita que fizemos à ela, juntamente com a a primeira mulher que foi patroa do pioneiro, 35 CTG, Márcia Cristina Borges, conversamos e analisamos documentos datados de 1949, inclusive material do primeiro Congresso Brasileiro de Folclore.


        Dona Nora nos mostrou álbuns contendo relíquias do inicio do Movimento, do inicio do 35. Além de comentar com muita propriedade, de quem viveu aquela história, momentos marcantes de quando as mulheres conseguiram ocupar seu espaço naquele movimento que nascia.

        Márcia aproveitou para fazer uma serie de perguntas para solucionar algumas dúvidas que tinha. Com muita disposição e lucidez, Dona Nora respondeu a todos questionamentos e ainda fez brincadeiras. "Então vamos ter uma mulher concorrendo à presidências do MTG? Já era hora. Continuamos lutando por espaços, mesmo 70 anos depois" - brincou. 

        Uma gentileza fora do comum, solícita, ela demonstra empatia com as pessoas... essa é a dona Nora. Tão bem acompanhada pela sobrinha Isabel Ferreira, outra gentileza em pessoa, nos deram as informações que buscamos, além de elogiar a proposta que busca ser tema do MTG em 2019.
Extraído de material original datado de 11 de novembro de 1949

Nenhum comentário: