sábado, 19 de janeiro de 2019

Governador sancionou a lei que declara Lagoa Vermelha como "Capital Gaúcha do Churrasco"

 
         O Governador do Estado, Eduardo Leite, sancionou nesta quinta-feira, 17 de janeiro, a lei que declara Lagoa Vermelha como "Capital Gaúcha do Churrasco". O projeto de lei de autoria do deputado estadual Sérgio Turra (PP), foi aprovado recentemente na Assembleia Legislativa. 

          Segundo Turra, Lagoa Vermelha preserva na sua história os segredos do preparo do principal prato típico gaúcho. “A excelente qualidade da carne, aliada aos tradicionais cuidados no preparo do assado, cultivados pelos lagoenses, tornam justo o reconhecimento”, explicou.
(Revista NG)

            A lei ainda declara de interesse cultural e inclui no calendário oficial de
eventos do Rio Grande do Sul a Festa Nacional do Churrasco e o Rodeio Crioulo Internacional do município. Segundo a Patroa do CTG Alexandre Pato, Marilia Dorneles, o clima dos campos de cima da serra, aliados aos cortes especiais e ao preparo tornam a gastronomia Lagoana diferenciada e justificam o reconhecimento. 

           "Além de preservar a autêntica tradição gaúcha, o evento transformou Lagoa Vermelha na capital nacional do churrasco, pelas nossas características mantidas, como assar na brasa, em espetos de madeira e com cortes diferenciados" - conta a patroa.


            O 5º Rodeio Crioulo Internacional e a 19ª Festa Nacional do Churrasco ocorrem de 30 de janeiro a 3 de fevereiro, no CTG Alexandre Pato, um dos mais tradicionais do estado. Durante o evento, também haverá mostra de fotografia, comida e doces campeiros, além de shows e atrações culturais da região.


Nenhum comentário: