terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Chegou ao fim mais um Congresso...

          Muita gente acessou meu blog ontem (domingo) para ver o que eu iria me manifestar sobre o 67º Congresso Tradicionalista Gaúcho, realizado nas terras missioneiras de São Francisco de Borja, primeiro dos Sete Povos e terra dos presidentes, pois forneceu dois para nossa nação, Getúlio Vargas e João Goulart, o Jango. 

          Mas preferi o silencio. Não, não fiz nenhuma foto deste conclave. Nem sequer me inscrevi. Fiquei na rua conversando com amigos e analisando o que estava acontecendo. Antes de mais nada, quero parabenizar a Márcia Cristina Borges, primeira mulher a presidir o pioneiro, 35 CTG e que aprovou o tema anual "Mulher Gaúcha:70 anos de inclusão no Tradicionalismo Gaúcho Organizado, suas conquistas e participações". Depois quero analisar a questão dos temas anuais, pensando que... deve-se analisar o ano, ver se tem algo importante aniversariando, para que possamos fazer as devidas reverencias, pois temas atemporais podem esperar mais um ano. Ms aqueles que dependem daquele ano para ser comemorado, deve ser priorizado. Pelo menos vejo desta forma. Paixão, por exemplo, não deve ter um ano de tema anual. Paixão e Lessa devem ser reverenciados anualmente... sempre!

           Sobre as mudanças urgente de regiões, nem irei me debruçar. O pior é ler pessoas dizerem: "Mas não fiz nada ilegal! Vou processar!" - Gente, quero ver como será no encontro regional e dizer aos patrões: "Eu fiz por que precisávamos ganhar!". Baita exemplo para membros de invernadas e laçadores que tem uma imensa burocracia para mudar seu cartão. 

             Ouvi: "Estamos iniciando um novo tempo, agora livre dos coronéis, que se acham donos!". O que seriam, Coronéis? Mandantes que não querem sair do cargo? Indireta para Patrões? Indiretas para quem vai para um 3º ou 4º cargo consecutivo? Para coordenadores que estavam presentes? Temos coordenadores que tem mais de 10 anos à frente de regiões. O recado era para eles? Ser tradicionalista, existe mais e menos? Eu sou mais colorado que outro colorado? Sou mais gaúcho que outro gaúcho? Questionamentos que movimentaram os bastidores do Congresso. Mas, é democracia. E sendo democracia, a maioria vence. Então, sejam felizes, todos. Que não haja mais ofensas. Que cada um siga seu caminho.

Sobre Elenir Winck

            Podemos resumir como uma mulher guerreira que entra para a história como a primeira a desafiar um ambiente sempre comandado por homens. Pode ter aberto precedentes, pois mesmo com todos prognósticos contra (seis meses de campanha, contra um ano inteiro do outro candidato - Coordenadores que se comprometeram e tiveram de cumprir levando seu povo) ela conseguiu dividir os votos, com discursos tranquilos, e muita ética em suas ações. Mesmo contra todas as probabilidades, Elenir fez toda a sua campanha pagando do seu bolso, sem usar recursos do MTG, utilizando seu carro, ela e Ciro rodaram 30 mil quilômetros. Ela deixa uma marca interessante: Conseguiu fazer os homens debaterem entre si a possibilidade de uma mulher assumir a presidência da Federação dos CTGs.

Próximo Congresso
           A próxima reunião dos CTGs para traçar as metas para o ano, em 2020, será na 24ª Região Tradicionalista, sem cidade definida ainda. Até lá a Federação será gerida, pela quarta vez, pelo atual presidente, Nairioli Antunes Callegaro (2016/2019).

Dispensa do presidente da Comissão Eleitoral

          Em quase 30 anos de congressos, pela primeira vez vi um presidente de Comissão Eleitoral ser dispensado por rede social. José Aldomar dos Santos, veterano Conselheiro Benemérito, com uma vasta lista de contribuições ao Movimento, foi dispensado da função de presidente da Comissão Eleitoral pelo WhatsApp - Modernidade e tecnologia. 


Chapa 1 ou Chapa 2
          A assembleia geral eletiva deveria começar as 14h, quando as filas começaram a se formar em frente as placas com os números das regiões. Mas, à exemplo do ENART, o atraso foi grande. Além da escolha do novo presidente para a comissão eleitoral, a indefinição de quem seria chapa 1 e chapa 2, contribuiu para que as pessoas ficassem inquietas embaixo da lona, sufocantemente quente, onde aconteceu o pleito. 

Nenhum comentário: