sábado, 19 de janeiro de 2019

Diego Müller e Érlon Péricles lançam o CD "Coração da minha gente"

            No final do ano de 2018 chegou mais uma novidade fonográfica, o CD CORAÇÃO DA MINHA GENTE, um parceria do letrista canoense Diego Müller e do cantor e compositor missioneiro consagrado, Érlon Péricles.

             Lançado oficialmente no Rodeio da Criúva, em Caxias do Sul, nos dias 7, 8 e 9 de Dezembro, o CD vem preencher lacunas que nossa musicalidade e nossa cultura possuem no momento, já ganhando o mundo e todos os cantos do Brasil, levando nossa música para todos os cantos.

            Érlon e Diego (dois autores regionais gaúchos, inclusive já indicados ao Prêmio Açorianos de Melhor para Álbum Regional, com suas obras anteriores), se conheceram nas cruzadas de bastidores e palcos nativistas deste nosso Estado, firmando parceria através da convivência fraterna do famoso Festival da Barranca, de São Borja (não haveria lugar melhor para começar uma parceria, que às margens das águas do Rio Uruguai). A partir de lá, aproximadamente depois de abril de 2006, firmaram parceria e estrada, trazendo a palco dezenas e dezenas de temas, com diversidade de ritmos, de temáticas, de geografias e de abrangência, sempre numa linguagem que o nosso povo simples tente a entender. Juntos, vão do campeirismo ao folclórico, do citadino ao terrunho, do Mar à Serra, do Uruguai a Corrientes, devolvendo ao público constantes manifestações que fizeram parte um dia de suas lembranças mais remotas e familiares antigas.

            Agora, cerca de 12 anos depois de suas primeiras parcerias, CORAÇÃO DA MINHA GENTE é um registro simples e sincero dessa parceria, trazendo um repertório com coletâneas de gravações de triagens e palcos, muitas feitas em primeiro take, trazendo de arrasto a essência franca dessa amizade, já de longa data.

            E o repertório não foge às características dessa parceria – observadora e estradeira – começando lá nas antigas Vaneiras e Chamarras Missioneiras, da antiga São Luiz Gonzaga, indo para as selvas úmidas e verdes das Missiones chamameceras, cruzando pelos ranchitos beira-mato, cerquita de Santa Rosa, Porto Lucena e Porto Xavier, saindo lá nas históricas Lagens, aos derredores da Coxilha Rica, para então descer as cercas de pedras Birivas, voltando ao Rio Grande através das Vacarias, com suas paisagens e lendas do Cimo da Serra, costiando a serra do mar para visitar então o litoral norte rio-grandense, seus Oilarais, sua gente, costumes e canções, voltando às reduções jesuíticas, para mais uma benção dos Santos Missioneiros, findando a viagem nos carnavais uruguaios, repletos de tambores, candombes, cajóns, cores e festas. Realmente uma viagens por nossos costumes, influências e manifestações!

          As interpretações ficam por conta, nada mais nada menos, que por Shana Müller, Pirisca Grecco, Cristiano Quevedo, Ângelo Franco, Ita Cunha, Caio Martinez e do próprio Érlon Péricles, contando com as belas palavras de apresentação do poeta e compositor de Lavras do Sul, Gujo Teixeira.

          Por fim, o lado artístico da obra não para por aí... Magnificamente, o CD (prensado em DigiPack, bóx de três páginas e livreto de 20 páginas) traz imagens do fotografo paulista Albert Moreira, responsável pelos registros e cliks dos bastidores do filme O TEMPO E O VENTO, que retornam à todos no livreto deste CD com maestria. 

         O tema das Danças Tradicionais rio-grandenses não estão ausentes no registro, fazendo parte ativa e ilustrativa do encarte, divulgando a todos nossas manifestações, unindo estes dois mundos distintos, aos quais os autores fizeram e fazem parte: o Movimento Nativista com o Movimento Tradicionalista Gaúcho.

Obras primas, realmente!         Vale a pena conferir esse registro!

             E assim vamos divulgando nossa música e contemplando nossos amigos com suas almas e canções, feitas com muita alegria e sinceridade.

CD CORAÇÃO DA MINHA GENTE
De Diego Müller e Érlon Péricles

Contatos e reservas: 51-981128369/arqdiegomuller@hotmail.com


Nenhum comentário: