segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Os pequenos talentos que engrandecem a música nativista.

           Neste início de 2019, onde já está em pauta os rumos da música nativista do RS, muito se tem dito sobre o futuro e os caminhos que a classe artística e entidades gaúcha planejam, na busca da valorização de nossa cultura musical, que está entrelaçada há outras atividades do folclore e tradições gaúchas.

          Um dos caminhos para a retomada de nossa cultura musical, sem dúvidas, já acontece dentro dos CTGs, passando também pelos Rodeios e Festivais de nosso Estado, que a cada ano revela “nos pequenos jovens”, grandes talentos!

          Mas há também uma outra fatia que contribui para a nossa cultura, que vem promovendo nos palcos nativistas grandes espetáculos. São eles que preparam as belas vozes mirins e juvenis para representarem suas entidades e conquistas pessoais. Estamos falando das escolas de música e professores de canto!

          Neste cenário de diversos profissionais, destacamos o belo trabalho do grupo Crianças EmCanto um projeto social de música que já existe desde 2013, dirigido pela Soprano Cristina Sorrentino e seu marido, o Instrumentista Karlo Kulpa, que juntos mantém um curso de música com ênfase em técnicas vocais, que transitam entre o erudito, o clássico e o nativismo gaúcho.

         O projeto é composto por cantores mirins, com idades entre 8 a 15 anos, que tem por objetivo a música, como vetor da construção social e cultural no desenvolvimento da criança, além de criar novas possibilidades e a descoberta de novos talentos.

        O Projeto vem ganhando relevância e destaque nos últimos anos, chamando atenção da mídia, de artistas consagrados e do cenário nativista gaúcho, que reconhecem nesta empreitada uma bela iniciativa de perpetuar a cultura através da música.

         No grupo destacamos a cantora Giovanna Vedovi de 15 anos, os cantores Vitor Custódio de 13 e Cássio Castilhos de 14 anos, onde juntos já somam dezenas de conquistas e prêmios relevantes em Rodeios, Festivais e concursos culturais de música em nosso Estado. Em 2017, os três alunos foram finalistas, através do voto popular, do quadro “Na Janela do Galpão 2017”, do programa Galpão Crioulo, promovido pela RBS, sendo a Giovanna Vedovi a vencedora do Troféu Origens 2017, e na sequência, foi indicada e venceu o prêmio “Melhores do Ano da Música Gaúcha de 2017”, na “Categoria Revelação”, do portal G1/RS

         O projeto conta também com outras duas crianças, que formam a base fixa do grupo. A  Alice Sorrentino de 8 anos e Sarah Alcará, de 10 anos. Porém, o grupo recebe outros talentos infantis como convidados ao longo do ano, oportunizando assim futuros componentes, que poderão substituir os mais antigos, que darão lugar aos próximos talentos.

        O Projeto também estimula toda a capacidade musical das crianças, que recebem além das aulas de técnicas vocais, introdução a música por meio das aulas de piano, violão, e incentivo para o fortalecimento da auto-estima, por meio de convites para subir aos palcos e cantar com nomes reconhecidos no cenário musical do Rio Grande do sul, além de abrilhantar eventos culturais e sociais, acumulando assim uma vivência ampla no sentido da música, para as suas futuras carreiras.
          O grupo já possui o seu primeiro álbum gravado, intitulado “Gurizada Medonha”, com músicas inéditas, de Elton Saldanha, Luiz Carlos Borges, Erlon Péricles e participações especiais do Joca Martins, Renato Borghetti e Paullo Costa.

        Neste ano, o reconhecimento chegou com a indicação para o prêmio “Melhores do Ano da Música Gaúcha de 2018”, na “Categoria Revelação”, do portal G1/RS. 

            O grupo já está preparando novidades para o ano de 2019, que só está começando. Então, visite a página  https://www.facebook.com/Criancas.EmCanto/, e conheça o belo trabalho que o projeto vem desenvolvendo, em prol de nossa cultura e da música nativista.


Por Adriano Carvalho

Um comentário:

Unknown disse...

Adorei a matéria! Nós, crianças, somos o futuro do Rio Grande!