quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Neste final de semana tem o 67º Congresso Tradicionalista Gaúcho, em São Borja

           Quando foi criado em 1954, o Congresso Tradicionalista serviu para criar um sistema organizado de manutenção e preservação da cultura do nosso estado. Uma necessidade. O MTG realiza, a partir de amanha, sexta, dia 11 até domingo, 13 de janeiro, o 67º Congresso Tradicionalista Gaúcho, na cidade de São Borja, 3ª Região Tradicionalista, "Terra dos Presidentes".

            O Congresso Tradicionalista é a reunião, em Assembleia Geral, das entidades filiadas efetivas ao MTG, como Federação. Cada entidade filiada poderá credenciar até 3 (três) delegados, cada um com direito a um voto, conforme o caso. 

            O Congresso tme o objetivo de traçar as diretrizes, rumos e princípios do Movimento Tradicionalista Gaúcho, no ano em exercício, promover a aproximação fraternal dos tradicionalistas (esse é o motivo de acontecer todos os anos, pelo menos uma vez), estudar os aspectos cívicos, culturais e associativos do MTG, especialmente os que o caracterizam como instituição
de utilidade pública. Os filiados ainda tem que apreciar o relatório final do Conselho Diretor e conhecer o parecer da Junta Fiscal sobre o movimento financeiro e as mutações patrimoniais, podendo questionar o uso dos recursos financeiros por parte da diretoria no ano que passou.

           Vejam as cartas de Lessa, quando falava na criação dos Congressos.

Carta de Barbosa Lessa ao amigo Dr. Fernando Brockstedt, em 29 de agosto de 1953:

   
        "Tenho recebido as colunas do Sadi e percebo que o nosso movimento vai de vento em popa. Agora, mesmo: "Movimenta-se o povo de Cruz Alta e de Caxias do Sul para fundarem uma nova entidade".
            Não dá para adiar mais aquela nossa ideia de realizar um congresso tradicionalista. Já não falo da Federação; Se não for possível fundar agora, com alicerces firmes, que fique para mais tarde. Mas o congresso, em si, precisa ser realizado de uma vez.
           Que se funde uma comissão organizadora do congresso para que não cheire a "panelinha", a coordenação-geral deve ficar sob a responsabilidade de alguém que não seja, nem do 35, nem da União Gaúcha, nem do Galpão Campeiro - mas vocês ficariam na base, garantindo o sucesso. E seria muito positivo se vocês pudessem manter, em Porto Alegre ou outra cidade, um funcionário pago encarregado de enviar correspondência para todos os ctgs e, principalmente, manter intenso noticiário através do Correio do Povo, do Diário de Notícias e principais rádios de cobertura estadual. Outra sugestão, que o congresso não se realizando em Porto Alegre, em Pelotas, em Erechim, mas em uma outra cidade da região central do estado, como Santa Maria, Cachoeira do sul que são de mais fácil acesso pelas delegações vindas de outras regiões. Finalmente, sugiro que seja aproveitado prestígio intelectual do Sr. Manoelito de Ornellas para que seja orador da sessão de abertura do Congresso".

Carta de Barbosa Lessa ao amigo Dr. Hugo Ramirez, em 29 de agosto de 1953:


         "Grande amigo, Hugo Ramirez: Com referência ao nosso Congresso, acho essencial que não seja dada muita ênfase a baile, festival, churrascos festivos, que os CTGs sejam convidados para ouvir discutir teses apresentadas ao plenário. Se vocês não cuidarem dessa parte vão aparecer os melhores dançadores de "chula" e os mais fervorosos comedores de carne, sem ninguém capaz de dar voz e ouvidos aos problemas fundamentais da tradição. 
            Se cada Centro enviar um representante capaz, teremos mais de 20 pessoas discutindo com o entusiasmo o ideal tradicionalista, e assim a coisa vai mesmo em frente. Se o congresso durar uma semana e forem selecionados seis oradores, dentre os mais capazes, os demais desempenharão seu papel discutindo as teses com seriedade. Temas como: "tradição e cultura", "tradição e arte", "Tradição e Assistência social" e outros temas bem específicos. E ao fim de cada exposição seriam tratadas as normas práticas para aplicação dos princípios e sugestões expostos".

Nenhum comentário: