quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Hoje é dia do Pajador e dia da saudade


         Em um 30 de janeiro, de 1924, o Payador, poeta e radialista, Jayme Caetano Braun nasceu na Timbaúva (hoje Bossoroca), na época distrito de São Luiz Gonzaga. Por esse motivo, foi instituído o "Dia do Pajador Gaúcho" conforme a Lei abaixo.   

Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul  
           LEI Nº 11.676, DE 16 DE OUTUBRO DE 2001.

           Dispõe sobre a instituição do "Dia do Pajador Gaúcho". 

           O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. 

           Faço saber, em cumprimento ao disposto no artigo 82, inciso IV, da Constituição do Estado, que a Assembléia Legislativa aprovou e eu sanciono e promulgo a Lei seguinte:
           Art. 1º - Fica instituído o "Dia do Pajador Gaúcho", que será comemorado no Estado do Rio Grande do Sul no dia 30 de janeiro, data de nascimento do poeta e pajador gaúcho Jaime Caetano Braun.
           Art. 2º - O "Dia do Pajador Gaúcho" deverá fazer parte do calendário de eventos culturais do Estado.
           Art. 3º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. 
           Art. 4º - Revogam-se as disposições em contrário. 

           PALÁCIO PIRATINI, em Porto Alegre, 16 de outubro de 2001.

           Olívio Dutra - Governador

           Jayme sonhava em ser médico mas, tendo apenas o Ensino Médio, se tornou um autodidata, principalmente nos assuntos da cultura sulina e remédios caseiros, pois afirmava que "todo missioneiro tem a obrigação de ser um curador". Em 1945 começou a participar na política, subindo em palanques de comício como payador. 
            O poema O Petiço de São Borja, publicado em revistas e jornais do país, fala de Getúlio Vargas. Participa das campanhas de Ruy Ramos, com o poema O Mouro do Alegrete, como era conhecido o político e parente de Jayme. Foi Ruy Ramos, também ligado ao tradicionalismo, que lançou Braun como payador, no 1º Congresso Tradicionalista do Rio Grande do Sul, realizado em Santa Maria no ano de 1954.

            Nas datas comemorativas... hoje também é o dia da Saudade...

Nenhum comentário: