terça-feira, 2 de abril de 2013

Tá chegando a hora....


O Jubileu de Prata do Entrevero

      Desde 1989 somente 13 regiões levaram o “Troféu Farroupilha”. Vinte e cinco anos depois 13, das 30 regiões, disputam este título.


Vinte e cinco anos de história. O concurso de peão farroupilha do RS, neste no, completa seu jubileu de prata, e é disputado por 16 regiões nas duas categorias. Criado para escolher, anualmente, dentre os jovens associados de entidades filiadas ao MTG, representantes da cultura, das artes e do campeirismo, possuidor dos valores tradicionais característicos da identidade cultural do gaúcho, o entrevero cultural de peões, hoje, abrange as categorias adulta e juvenil, mas, ano que vem, terá, também, a categoria mirim, denominado “piá”.
             Nestes 25 anos o concurso evoluiu de tal forma, para buscar elevar o nível intelectual da peonada, buscar novas lideranças, aumentar o aprendizado do folclore, da história, da geografia e das tradições do Rio Grande do Sul que algumas regiões, praticamente, se especializaram em buscar este título farroupilha.
                Com três títulos estaduais de Peão Farroupilha, vem a 9ª RT, 11ª RT, 16ª RT e 23ª RT. Este ano, em busca do quarto título estarão, somente as duas primeiras, pois a 16ª e 23ª não inscreveram candidatos.
               Buscando seu terceiro troféu Farroupilha, a 3ª e a 15ª RTs, que vem com forte apoio das coordenadorias regionais, já a 30ª, que tem dois também, não disputará este ano.
             Em busca do segundo título vem a 1ª, 4ª, 12ª, 13ª, 20ª e a 21ª RTs, pois somente estas 13 regiões conseguiram levar o concurso para suas cidades. Portanto, das 13 regiões que estão disputando o “Troféu Farroupilha”, somente 4 delas nunca chegaram ao título máximo, que são: 6ª, 7ª, 18ª e 24ª RTs. Está lançado o desafio.
Do blog: Meu amigo e ex-presidente, Oscar Gress, me lugou  fez uma observação pertinente. Quase dei uma informação equivocada, pois na hora de atribuir as regiões ao título, coloquei Três passos como 3ªRT, mas na verdade era 20ªRT. Bom saber que está sempre atento e nos trouxe esta informação. Obrigado Gress.

Um comentário:

Frederico sá de Farias disse...

Ta chegando o dia
A arena ta formada
Pra receber toda indiada
Dos quatro cantos sulino
Panambi é meu destino
E Portão é a partida
Do sonho desse gaúcho
Que vive sem muito luxo
E deseja ser Peão
E levar o entrevero
De volta pra PORTÃO.