segunda-feira, 8 de abril de 2013

Diretor do Julinho diz querer reativar DTG


O diretor do Colégio Júlio de Castilhos pretente reativar o Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) da escola, berço do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).  Segundo Antônio Esperança, que assumiu o cargo em janeiro, a principal dificuldade é cativar os estudantes para que façam parte da entidade. Algumas reuniões, porém, já foram realizadas. “Temos um grupo de alunos que pretende reerguer o DTG. Em seguida vamos reativar o espaço físico do departamento”, assegura. Foi a partir do DTG do Julinho, fundando por Paixão Côrtez e o “grupo dos oito” em agosto de 1947, que surgiu o tradicionalismo organizado. Dessa entidade, surgiu o 35 CTG e mais de 3 mil centros de tradições espalhados pelo mundo.

Grizotti entrou em contato com o diretor da escola a partir de um telefonema da Dona Nilza Lessa, que demonstrou indignação com o que considera “descaso” em relação ao DTG. Ao saber da explicação do professor, por meio do blog, dona Nilza concordou. “O tradicionalismo é a conservação do princípio família. Se a família está desagregada, é normal que o colégio esteja desagregado”, afirma. A viúva de Barbosa Lessa, porém, cobra empenho e faz sugestões para que os estudantes tomem gosto pelas tradições. “A escola deve fazer atividades voltadas ao tradicionalismo para chamar a atenção dos estudantes, convidando um poeta, um  músico de dança, para fazer encontros na escola”, propõe.

Opinião do Blog: O colégio está cheio de gurizada dos ctgs, falta só uma liderança pra levar o projeto à frente. Dona Nilza me ligou sábado quando eu voltava de Osório pra contar que tinham desmanchado o local do DTG. Imediatamente sugeri para ela fazer contato com o Giovani, que levou a investigação adiante, falando com o diretor e colhendo este depoimento.

Fonte: Blog Reporter Farroupilha
G1 - Giovani Grizotti

Nenhum comentário: