domingo, 21 de abril de 2013

Editorial do Blog - 07/2013

Solidariedade
               Mais um ano vi a diferença histórica do entrevero de peões para a ciranda de prendas: A solidariedade. Amigas minhas já ficaram bravas comigo por minha insistência neste assunto. Mas é notório que a disputa da ciranda é muito mais acirrada que nos peões. Pois ano passado já foi motivo de comemorar o empréstimo de cavalo para um peão que ficou sem o seu. Este ano o personagem do Entrevero chama-se Eduardo Gusmão Bittencourt, o "bergamota", do CTG Campo Aberto, da cidade de Bagé, 18ªRT. Bergamota, com uma tendinite no pé esquerdo teve problemas e acabou "voando" de cima do cavalo até encontrar o solo duro. Ressabiado, pensou em largar a prova, todo dolorido, mas foi cercado por pessoas que não o deixaram fazer isso. Emprestaram outro cavalo, com o qual ele terminou a prova. Parabéns a todos os envolvidos naquela linda e inesquecível ação.

Entrevero de Peões 

            Mais um lindo entrevero. Só não entendo por que tão pouca participação da peonada das outras RTs. A 3ªRT está de parabéns, pois especializou-se nisso. Sempre está com um de seus peões entre os 6 finalistas. Desta vez exagerou. Os dois primeiros colocados são da mesma entidade, o CTG Querencia Crioula, de Giruá. A terceira foi em busca do TRI e o fez, com chave de ouro, em dose dupla. Bruno dos Santos Kamien e Guilherme de Abreu  Machado. A resposta para tudo isso é trabalho.

Meu amigo Leonardo

                     Tenho tantos amigos no facebook... tantos amigos espalhados pelo Brasil. Ex-alunos, ex-colegas de futebol, amigos de tantas paragens. Aqueles que a gente levanta o telefone e sua mão
está estendida para nosso lado. Pois neste final de semana em Panambi acompanhei de perto uma família querida, que é do coronel Menezes, do CTG Glaucus Saraiva. Eles tiveram seu filho Leonardo classificado para o estadual. Leonardo é cearense de nascimento. Junto com seu irmão Matheus, se tornaram Guri e Piá, da 1ª RT, respectivamente. Foram para Panambi e estivemos o tempo todo ao lado deles para poder contribuir no que fosse possível. Ao termino do concursos, a tristeza de não ter chegado ao resultado... Mas tudo na vida tem dois lados... Fazer do limão, uma limonada. Conversei com ele
domingo de manhã, depois de tudo mais calmo, antes de retornarmos. O ganho que temos, e não é demagogia, é o nosso aprendizado. O Crachá ou a faixa vai embora em um ano. O que realmente fica é o trabalho. É a atitude de fazer acontecer. O aprendizado, os amigos... Esta é a essência do Entrevero e da Ciranda. 
            Quem não entende assim fica lá, se remoendo e tentando, pois somente o título a fará ser importante. Não é assim. O que te faz importante são tuas atitudes, o teu legado, as coisas boas que deixarás da tua participação no concurso. Quantas coisas vocês aprenderam que levarão para a vida? Isso meu irmão... é o que importa! Assaram churrasco no chão, com espeto de pau, tosaram, fizeram chimarrão, encilharam cavalo, etc.. sem ninguém para dizer como era. Longe da mãe e do pai... Mas podem ser chamados de homens, de responsáveis, com moral e com ética, pois o entrevero te ensinou isso. E ninguém mais te tira!

Nenhum comentário: