quarta-feira, 24 de abril de 2013

Dia 24 de abril - Dia do Churrasco


                    "Churrasco" é um termo que aparece, originariamente, tanto no idioma espanhol quanto no português e em ambos se referem à porção de carne, ou pequeno animal, sem tempero, assados geralmente ao calor da brasa, em espeto ou sobre grelha.
                      Segundo João Cezimba, patrono do tradicionalismo gaúcho,  o churrasco é definido como a alimentação rio-grandense, especialmente do homem rural, e  era tão simples quanto substancial.
                Ninguém sabe ao certo a origem do churrasco, há quem diga que os homo-sapiens foram os primeiros a degustar uma carne, claro que não exatamente como conhecemos, e só após o domínio do fogo.
               Acredita-se, também, que os índios que habitavam a costa do continente americano tenham descoberto uma maneira deliciosa de preparar a carne de animais que caçavam, já que não havia bois na época, e que a partir daí houve a evolução do preparo do churrasco.
Entende-se que os índios moqueavam a carne, ou seja, chamuscavam por fora e deixavam-na crua por dentro, era temperada com as cinzas do braseiro e assada ao ar livre, numa fogueira, normalmente sobre pedras, com auxílio de uma grelha feita de madeira verde. Ainda hoje, este processo é usado para tirar a catinga das carnes de caça ou para conservar as carnes em viagem.
               O reconhecimento e a conseqüente ligação feita entre o gaúcho e o churrasco fizeram com que uma palavra soe como sinônimo da outra. Por essa característica é que o Churrasco foi instituído pela Lei 11.929/03 como o prato típico do Estado Rio Grande do Sul, devendo ser comemorado todo o dia 24 de abril o “dia do churrasco”.

Nenhum comentário: