terça-feira, 20 de novembro de 2012

Sai o Prêmio Vitor Mateus Teixeira


Em reunião da Mesa diretora, dia 13, a Assembleia Legislativa do RS homologou a lista com os vencedores da edição de 2012, do Prêmio Vitor Mateus Teixeira, que abrange 19 categorias. São artistas e veículos de comunicação que enaltecem a música gaúcha. A distinção faz uma homenagem a Teixeirinha, além de valorizar a cultura do Rio Grande do Sul. A lista com os agraciados será publicada em Resolução de Mesa no Diário Oficial do Legislativo gaúcho. 

Os certificados e troféus serão entregues no dia 4 de dezembro, a partir das 19h, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa (Praça Marechal Deodoro, 101). Além disso, um livro contendo uma biografia resumida de Teixeirinha e as trajetórias dos vencedores será publicado. Os agraciados já podem entrar em contato com a Divisão de Prêmios para tratar da publicação, pelos telefones (51) 3210-1112 e (51) 3210-1247. 

Confira os vencedores nas respectivas categorias: 

Cantor: Adair de Freitas
Cantora: Marlene Pastro;
Declamador: Patrocínio Vaz Ávila;
Declamadora: Jurema Pereira Chaves;
Trovador: Santo de Castilhos Homem;
Trovadora: Xirua;
Compositor(a): João Sampaio;
Instrumentista: Maurício Marques;
Arranjador(a): João Bosco Ayala;
Pajador(a): Jadir Oliveira;
Produtor(a) Musical: Ayrton dos Anjos;
Capa de Disco: Assim na Terra – Vinicius Brum;
Veículo de Divulgação de Artista Gaúcho(a): Programa América Canta – Valdir Ribeiro – Guaíra FM – Santa Rosa;
Grupo de Show: Grupode Danças Populares Andanças/UFRGS;
Grupo de Baile: Os Bertussi;
Grupo de Dança Gaúcha: CTG Rancho da Saudade;
Bandinha Típica Alemã: Fritz 4;
Conjunto ou Intérprete de Música Teuto-rio-grandense: Os Três Xirus; e
Conjunto ou Intérprete de Música Ítalo-rio-grandense: Délcio Tavares

A comissão julgadora reuniu representantes do Sindicato dos Compositores Musicais do RS - SICOM/RS; MTG; FGTF; Sindicato dos Músicos Profissionais do RS; Fundação Vitor Mateus Teixeira; e do Departamento de Relações Públicas e Atividades Culturais da ALRS. O prêmio foi criado em agosto de 1997, por iniciativa do então deputado estadual Giovani Cherini. 

Teixeirinha 
Teixeirinha nasceu na cidade de Rolante, no interior do Rio Grande do Sul, em 03 de março de 1927, e faleceu em 04 de dezembro de 1985. Sua consagração artística veio em 1961, quando seu disco “Coração de Luto” vendeu mais de um milhão de cópias. Ele foi autor de cerca de 1.200 composições, das quais mais de 700 foram gravadas, e lançou 69 discos. Além de músico, ele foi ator e produtor de filmes.

Adriano dos Santos
Liliana Cardoso

Nenhum comentário: