quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Presidente do MTG Palestra em cavalgada



Foi na noite do dia 20 de novembro, que o Presidente do MTG, Erival Bertolini, esteve acompanhando a cavalgada do Cooperativismo, onde palestrou antes do jantar, sobre o tradicionalismo gaúcho e sua força econômica. Bertolini palestrou, depois jantou com as autoridades, foi cumprimentado pelo excelente evento do final de semana que repercutiu em todo estado, e pelo Brasil

Elton Saldanha (acima esquerda), e abaixo, as autoridades nos pronunciamentos: José Calvi, vice prefeito, Ricardo Cé, Sicredi, Gilberto Piccinini (Presidente Cosuel), Dr. Irno Pretto, da OCERGS. Á esquerda, presidente e o Dr. Helder
A cavalgada homenageia o pai do cooperativismo, o Padre Theodor Amstad. Um padre católico nascido na Suíça tornou-se um grande personagem dentro da comunidade gaúcha de origem alemã. No mínimo, por sua presença física: calcula-se que o jesuíta Theodor Amstad (1851 – 1938) chegou a percorrer uns bons 80 mil quilômetros, montado em um burro, percorrendo regiões de colonização alemã no Estado. Primeiro, ele visitava as famílias na condição de sacerdote. Depois, como representante da Sociedade União Popular do Rio Grande do Sul (Volksverein), entidade fundada por ele – que, no próximo dia 26, completa cem anos de atividade.

Amstad chegou ao Estado em 1885 e, em 23 anos de ministério pastoral, conheceu bem as dificuldades dos agricultores estabelecidos nas regiões de colônia alemã. Tanto que os incentivou a se unirem em associações. O ponto culminante desse processo foi a criação, em 1912, do Volksverein, hoje chamada Associação Theodor Amstad – entidade que tornou-se decisiva para a organização do meio rural da região nas décadas seguintes.

De tanto andar pelo Interior em seu burro, o próprio Amstad se definia como um "caixeiro-viajante de Deus". Numa queda sofrida às margens do Rio Taquari, o padre ficou paraplégico, mas seguiu em atividade na cadeira de rodas. (Fonte - Almanaque gaúcho de Zero Hora)

Nenhum comentário: