quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Galpão Nativo estréia nova apresentadora


O Galpão Nativo estreia sua 3ª temporada no domingo, 30 de setembro, às 11h30, e aproveita a ocasião para lançar uma nova apresentadora, a cantora ligada ao folclore uruguaio, Maria do Carmo. Além da nova parceira que atuará ao lado de Carlos Cachoeira, o programa apresenta novo cenário criado pelo cenógrafo Élcio Rossini.

Participa do programa de estreia da 3ª temporada o grupo Tambo do Bando, composto por Cachoeira, Vinícius Brum, Texo Cabral, Beto Bolo e Marcelo Lehman. O Galpão apresenta também Maria do Carmo e seu conjunto e uma matéria sobre a nova apresentadora.

Maria do Carmo

Nascida em uma família tradicional no folclore uruguaio, Maria do Carmo sempre fez da música o seu combustível. Ainda criança, já tocava piano, violão e se aventurava pelas notas da flauta e do acordeão. Filha de um uruguaio e de uma brasileira, é símbolo da rica mistura entre os dois países, tão presente no Rio Grande do Sul. “O folclore é a minha paixão, minha carreira profissional começou oficialmente há sete anos, mas as raízes culturais gaúchas e uruguaias me acompanham desde sempre”.

A cantora gravou seu primeiro disco em Bagé, cidade que a inspirou pela forte presença da música na área rural e urbana. Desde então se apresenta em shows e festivais pelo Brasil e pelo Uruguai, encantando os públicos por onde passa. Recentemente nomeada ao maior prêmio da música Uruguaia, o Graffiti, encara a apresentação do Galpão Nativo como um grande desafio e espera contribuir muito para o programa. “O intercâmbio entre os países ampliará o regionalismo. As culturas do Rio Grande e do Uruguai são muito parecidas e as interações musicais são brilhantes. Pretendo conhecer e apresentar ao público muitos heróis e artistas da música daqui e aproximar cada vez mais a minha gente”.

Grande adepta da prática de esportes, Maria do Carmo pratica desde o surf até a cavalgada, passando por basquete, ciclismo, yoga e gineteada. “Comecei por uma questão de saúde, com o ballet, agora pratico por filosofia. Por todos os lugares onde passo, tento descobrir as músicas e os esportes que fazem parte das culturas das populações. É uma filosofia de vida, é como eu encontro meu equilíbrio”, explica.

TVE
Galpão Nativo
Domingo, 30/09, às 11h30 / Quarta, 3/10, às 23h e no sábado, 6/10, às 6h 

Anahy Metz
Assessora de Imprensa
Fundação Cultural Piratini - TVE e FM Cultura

Nenhum comentário: