quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Parque da Harmonia completa 30 anos


PARQUE DA HARMONIA  -  25 ANOS DE ACAMPAMENTO FARROUPILHA

O Parque da Harmonia foi idealizado e construído pelo Engenheiro Agrônomo Curt Alfredo Guilherme Zimmermann e inaugurado no dia 04 de setembro de 1982.  No dia da inauguração, o CTG Aldeia dos Anjos de Gravataí e o CTG Tiarajú de Porto Alegre fizeram diversas apresentações, danças de invernada, dança dos facões, chula e declamações. O CTG Rodeio da Saudade de Rio Pardo inaugurou a cancha de rodeio, onde foram realizados o primeiro tiro de laço (por João Carlos da Silva, o Carlinhos) e a primeira gineteada (por Dilon Gustavo da Silva). As primeiras provas de rédeas foram feitas por Vladimir da Silva e Leandro da Silva.

A primeira Prenda Juvenil da 5ª Região Tradicionalista, Lisiane da Silva, ofereceu o primeiro chimarrão ao chefe da Casa Civil da Presidência, Leitão de Abreu. A cancha reta foi inaugurada pelo 4º RPMON da Brigada Militar, comandado pelo Tenente Dalmo, hoje Coronel a serviço da Assembleia Legislativa.  Heraldo de Carvalho ( O Xirú – Homenageado do acampamento em 2006) responsável pela parte gauchesca do Acampamento,  contou com ajuda de Índio Sepé e Luiz Menezes para implantar o Tradicionalismo no Parque Harmonia.

O Primeiro Aniversário do Parque Harmonia foi realizado no ano seguinte. Seu criador, o engenheiro Curt Zimmermann (homenageado deste ano do Acampamento) recebeu  uma placa de bronze da comunidade rio-grandense.

O Parque da Harmonia em março de 1987 recebeu o nome de Parque Maurício Sirotsky Sobrinho. Neste ano foi realizado o 1º Acampamento Farroupilha. Nos anos anteriores não havia acampamento, e sim grupos de amigos ou piquetes que ficavam na área de fazendinha. Eles cavalgavam até ao parque, um ou dois dias antes do desfile de 20 de setembro, fazendo do parque uma pousada ou ponto de concentração, reunindo diversos CTG’s e Piquetes que acampam até hoje. No decorrer dos anos, o acampamento foi tomando forma, crescendo, e ao longo dos anos aboliu o uso de lonas coloridas e pretas, adotando galpões de costaneira, temáticos.

Os mais antigos frequentadores do parque da Harmonia faziam suas gauchadas bebendo e tocando gaita ponto e violão, principalmente nos finais de semana, quando o local é muito frequentado por famílias que gostam de fazer ali, o seu churrasco, devido a grande quantidade de quiosques existentes.

Desde 1987, os acampamentos foram misto entre CTG’s, DTG’a, piquetes, famílias, associações e entidades afins. Neste ano comemoramos 20 anos do Acampamento Farroupilha de Porto Alegre.
O número de acampados evoluiu com o tempo. Até 95 eram em torno de 100. De 96 a 2000, subiu para 170 grupos. De 2001 a 2003 foi para 240. Em 2004, passou para 317, mais praça de alimentação e pontos comerciais. Em 2006 foi ultrapassada a marca dos 400. Mas para melhor organização e segurança estabeleceu-se o numero de 386 loteamentos em 2007. Hoje são 373 Acampamentos, sem contar feira, patrocinadores e área de alimentação.

Nenhum comentário: