quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Tradições Brasil

O universo folclorico sendo desvendado para o mundo
O povo brasileiro é o maior patrimônio do Brasil. Essa gente alegre, contagiante, que luta, diariamente, para fazer um país melhor para viver. Pois este povo alegre, hospitaleiro é cheio de histórias para contar. E as conta em forma de eventos, de grandes festas populares que mesclam o clássico e o profano. Uma cultura popular fortalecida pela união de fé e festa. Crenças, valores, usos e costumes se mesclam a um orgulho telúrico para dar origem à grandes festividades regionais.
Há dez anos o Movimento Tradicionalista Gaúcho trabalha para ter reconhecida a maior festa popular do RS, que são os festejos farroupilhas. Uma reengenharia foi feita no parque da Harmonia para transformar o evento conhecido como Acampamento Farroupilha. Pois este esforço não foi em vão. A Cinevídeo Produções, trabalhando na série TRADIÇÕES BRASIL, com a proposta de resgatar a cultura popular por meio de festas tradicionais em todo o Brasil, veio a Porto Alegre, à serviço do Ministério do Turismo para conhecer e documentar nossos festejos farroupilhas.

As culturas populares festejadas e organizadas se tornaram o fio condutor para apresentar o turismo de norte a sul do país, a cultura do povo, a gastronomia, as danças, músicas e crenças. Esta série está sendo realizada para o Ministério do Turismo como forma de subsidiar com informações operadores de turismo, guias profissionais e, em contra-partida, o turista. Desta forma, o Acampamento Farroupilha de Porto Alegre, foi totalmente mapeado, documentado para se tornar um dos grandes eventos do Brasil e atrair turistas para o Rio Grande do Sul.
Nosso trabalho foi levar a equipe da cinevideo produções para conhecer o universo folclorico encoberto pela grande festa do Parque da Harmonia. No piquete Laços de Sangue e a Aporreados do 38, os mais premiados do parque, viram muitas coisas do Rio Grande antigo. No Mala de Garupa um churrasco bem gaucho. No Laço da Querencia e no Glaucus Saraiva, as danças tradicionais e as folcloricas. E assim foram tomando conhecimento nas entrevistas e aprendendo um pouco mais de como pensam e de como agem essas pessoas envolvidas na maior festa popular do RS.

Um comentário:

CGR disse...

Em 2012 tive a honra, juntamente com meu filho Lucas, de ser muito bem recebido pelo Piquete Aporreados do 38, que me apresentou esse maravilhoso evento cultural que revela as origens do Rio Grande do Sul.
O Sr. Cleonilton Almeida, conhecido pelos amigos, nos quais me incluo, como Nito me recebeu com hospitalidade positivamente constrangedora. Desde as ligações telefônicas anteriores à minha ida, até as orientações de acesso, e principalmente a apresentação em seu Piquete de toda a riqueza cultural dos gáuchos (gáutchos assim mesmo!).
Sou testemunha de que este Piquete, na pessoa se seu coordenador Nito cumpre, com louvor, sua função de divulgar e propagar os valores, a história e a rica cultura gaúcha.
Em 2013 estarei de volta ao Acampamento Farroupilha, se Deus assim permitir.
Fábio Montenegro - Recife/Pernambuco.