terça-feira, 28 de setembro de 2010

A essencia da liderança - Servir para ser servido

Liderar é você inspirar e influenciar o outro para ação. É entusiasmar e trabalhar para o bem comum. Existem dois tipos de liderança, uma baseada em poder e a outra em autoridade. Vejamos a diferença:

Poder: é força que funciona por um tempo, mas fica velho. E logo é questionado.Você pensa que manda, grita, esbraveja, obriga por coação, mas logo a máscara cai.

Autoridade: ao contrário, é a habilidade em conseguir que as
pessoas façam sua vontade por conta de sua influência pessoal. Neste caso,
específico, você não precisa dizer que manda. A ordem é aceita pelo carisma e pela vontade das pessoas em atender.

A bondade, o respeito e a paciência são as principais características da liderança servidora. Sinônimo de liderança, este conceito, significa o que você faz e não o que você sente, ou seja, você pode odiar uma pessoa mas pode agir com amor. Sobre o ambiente foi ressaltada a importância do bom cultivo para uma boa colheita, que só podemos colher os frutos que plantamos, ou seja, plante a discórdia e você terá ela multiplicada com o tempo, mas se plantar o amor? Tem que tornar o ambiente de trabalho, onde desenvolve a liderança, saudável para estimular as pessoas.

Na pratica, ocorre quando, um comportamento influencia nossos pensamentos e sentimentos. Quando nos comprometemos a amar alguém e a nos doar a quem servimos, e analisamos as nossas ações e comportamentos com esse compromisso, com o passar do tempo desenvolveremos sentimentos positivos por essa pessoa. Se somos líderes, não podemos abandonar somos liderados à própria sorte. Temos que estar sempre a frente levando o exército, de forma que, os soldados dêem a vida pelo lider.

Amar aos outros, doar-nos e liderar com autoridade nos força a quebrar nossos muros de egoísmo e ir ao encontro das pessoas. Quando tentamos trazer à memória os líderes que nos marcaram em nossas vidas nos deparamos em pessoas que tinham ou tem algo cativante.

Um comentário:

Unknown disse...

MEU GRANDE AMIGO...MEU IRMAO...PARABENS PELO BLOG...QUERO QUE SAIBAS Q ES UM LIDER NATO...GRANDE ABRAÇO JOJO BLEHM...