quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Eleições no MTG - janeiro em Nova Petropolis

O MTG pode ser separado em diferentes épocas por marcos importantes, ou, por administrações que marcaram seus períodos. Uma primeira podemos identificar lá nos idos dos naos 80 com Rodi Pedro Borghetti (Não é a toa que é o patrono da semana farroupilha) que dirigiu o MTG, o IGTF e criou a Fundação Cultural Gaúcha-MTG. Muitos parecem que nao entenderam e a FCG ficou no esquecimento. Depois disso veio Brizola. Pois é...Brizola veio!!! E marcou sua gestão com a sede do MTG e rompeu um continuismo, do qual eu tentava apoiar na época com meu amigo, falecido, Yeno Severo (há males que vem pra bens). Antes de tudo isso podemos fazer referencia à Onésimo Carneiro Duarte.

Bueno, ai vem a geração de ouro do MTG... Jayr Lima entra e trás na bagagem Manoelito Savaris (covardia né?). Nesse momento lembramos Albert Einstein, e sua frase: "Uma mente que se abre par auma nova idéia...jamais volta ao tamanho original". Assim aconteceu com o MTG. Cresceu. Ocupou espaços importantes. Despertou cobiças. Inveja. Vontade de tentar fazer o que tava sendo feito. Mas não pode retroagir... voltar ao seu tamanho inicial.

Li em determinado momento que um candidato dizia que o MTG tem que voltar a se aproximar das entidades, mas se esqueceram que este é um ítem do PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO do MTG que eles mesmos (candidatos ou pré candidatos) não colocaram em prática em suas regiões tendo a oportunidade. Acredito que é mais fácil dizer que os outros não fizeram do que "...eu não fiz a minha parte".

Na politica, mesmo que interna do MTG, existe o "achismo"... quando quem detém o poder, ou o candidadto e seus assessores "acham" que isso ou aquilo é melhor a partir dos seus pontos de vista particulares. Por isso a experiencia nos diz que a pesquisa de opinião é fundamental, pois busca a informação sobre as necessidades daqueles que irá representar de forma a gerir melhor ou montar a plataforma de campanha ligadas as necessidades de quem vota. Isso minha gente...está no Planejamento Estratégico.

É importante entender que acima das vaidades pessoais(e lá dentro tem muito disso), de ter um status de presidente (que hoje tem um grande valor agregado construido por aqueles que os candidatos se propoe a esquecer), está a instituição. Lembrem-se da celebre frase dos namorados: "não machuque um coração apaixonado que vc pode estar dentro dele?"???? Pois é... transformado para nossa realidade: "Não apedreje uma instituição que ajudastes a construir...pois parte de você pode ainda estar lá dentro."

Atenção candidatos ao Conselho Diretor do MTG...O processo eleitoral, segundo especialistas, é regido por tres leis básicas:

Lei da indiferença: Lá estão os indecisos e os indiferentes que não notam o que se passa;
Lei da Procrastinação: Diz que grande parte dos eleitores deixa para decidir em quem votar no ultimo momento;
Lei da efemeridade: As idéias e aspirações da sociedade obedecem a um ciclo de vida determinado (corrupção, ecologia, violência, etc...). A lei da efemeridade trata dos ciclos das idéias e aspirações, onde elas nascem, crescem, se desenvolvem, desgastam-se e desaparecem.

Em marketing político, a comunicação é como medicamento. Em doses adequadas é bom para a saude, em doses elevadas é veneno fatal. É necessário comunicar, mas pior do que não fazer publicidade é fazê-la em demasia e de maneira errada. Tomar a palavra a todo momento banaliza a imagem do candidato. É preciso saber o momento certo e falar com muita moderação. O segredo da boa comunicação está nos detalhes que empregamos a ela e na moderação que aplicamos em nós mesmos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito importante a tua colocação, acredito que no movimento hoje há uma "desputa de brilho" por parte de alguns candidatos.

Anônimo disse...

A OXIGENAÇÂO do MTG será necessaria e saudavel para a entidade.
Vote contra o continuismo