quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Tradição Gaúcha além das fronteiras - Alma Gaudéria, Rogério, Liliane Bastos e Arte Nativa nos EUA

           Já faz bastante tempo, foi lá nos idos de 1995, quando a 1ª Prenda do Rio Grande do Sul, Elisângela Mello Reghelin e seu pai viajaram para as terras do Tio Sam. Visitaram o CCG Bento Gonçalves da Silva, em Los Angeles, entidade criada pelo Jatir Delazari. A porteira estava aberta para os gaúchos se visitarem no exterior e, quem sabe, fazer uma grande semana farroupilha.

          Os anos foram passando e novos CTGs e Piquetes foram nascendo nos estados americanos lideraods por abnegdos gaúchos que levavam uma chama crioula acesa dentro do peito. Lideranças que conseguiam chamar para eventos gaúchos e brasileiros para tomar mate, comer um bom churrasco e apreciar um bela música. Muitos trabalhadores simples ou empresários, mas o que é que tem, né? No CTG não perguntamos classe social, cargos, postos, conta bancária... No máximo o time que torce, para uma flauta, natural...

Na foto abaixo (D), o presidente Vandenir de Souza e Mônica Hickmann, zagueira da seleção brasileira feminina de futebol
           Os Serranos, Os Monarcas, Volmir Martins (falecido), Beira D'Estrada, Matizes, João Luiz Correa, Joca Martins, Guri de Uruguaiana e, agora, o Grupo destaque 2017, Prêmio Vitor Matheus Teixeira, Alma Gaudeira embarcou para os Estados Unidos para uma turnê. Fernando Augusto Espíndola, Thomas Facco, Fernando Almeida, Guilherme e Beto Rodrigues formam essa banda que faz sucesso direto no RS, no Brasil e agora, na America.
Evento organizado pelo CTG Rincão do Imigrante de Orlando/Flórida
            A chegada foi dia 22, direto para um baile no Caffé Mineiro, uma grande churrascaria de Orlando. Na sequencia teve gravação de um programa na Boi Brazil, outra churrascaria, e finalmente, o Encontro do CTG Rincão do Imigrante (entidade que tem dispensado um percentual de seu lucro de eventos para entidades beneficentes no RS).


Brazilian Place - Alma Gauderia fez Sucesso

As fotos mostram um pouco de Washington DC
            A equipe composta ainda, por Rogério Bastos e Liliane Pappen, que palestraram e ainda ajudaram nos cerimoniais dos eventos. Seguiram viagem para Washington, em Maryland, onde fizeram um baile no Brazilian Place (28), depois saíram para visitar a Casa Branca, o Capitólio, Monumento à Abraham Lincoln. Em Connecticut, na cidade de Danbury, no Red House Bar e Café, um grande baile. Ali, o Alma Gauderia mostrou que é mais do que um grupo musical. Quando viram o Presidente da Confederação Norte Americana do Tradicionalismo Gaúcho Brasileiro, Vandenir de Souza, se preparando para assar toda a carne do evento, sozinho, todos os membros da banda foram ajudar. Thomas Facco e Fernando Espíndola ficaram até a hora de ir tocar. Fernando, ainda dançou chula. Deu um show,mostrando a qualidade dos tempos que dançava no Tiarayu.
Nesta foto podemos ver o Grenal em Connecticut e a presença do Zagueiro Régis Amarante, ex-Inter
            Ainda em Connecticut, teve o Gre-nal de Bombachas, vencido pelo internacional por 13 x 2. O organizador, Joe Sarmento, entregou um troféu ao time vencedor, muito comemorado pelos colorados.
Baile em Connecticut, onde palestramos

Um pouco da vista de Nova York, de dia e à noite
         Na ultima noite em Nova York fomos acompanhados pelo Leandro Duarte para que o Alma tocasse umas musicas gauchas na Times Square. O grupo, acompanhado pelos diversos brasileiros presentes naquela noite e pelos gaúchos, tocou, cantou e dançou. Deixando uma marca bem gaúcha na esquina mais famosa do mundo.
         Sem duvida nenhuma foi uma experiencia incrível. Não podemos deixar de agradecer aos amigos dos estados visitados.
Vandenir de Souza e o Eliseu, bem como suas esposas Cintya e Ruthe.
O Patrão Volnei Rodrigues, o grande mestre Nelson Júnior, da Boi Brazil, o Gerson e o pessoal da CNB.

O Alex Gaúcho, o Joe Sarmento, Leandro, Valeria Lessa, Sallete Camara, Leandrinho e Any, a Rosimar Oliveira e sua família, Jatir Delazari, Jolcemar Molina, Fábio Cardoso e a Ana, em Washington, o Serjão de Assis, o Amarildo, José Lemos, o Jair Marchett, Fábio Brazeiro, gurizada do Grupo Folclórico Arte Nativa, de Viamão, e sem duvida nenhuma, cumprimentar e agradecer a parceria do Grupo Alma Gaudéria.
O Alma Gauderia voltou pra casa com mais experiencia, além de trazer na bagagem uma música especial que vai estar no próximo disco. Alma só chegou em Porto Alegre e a agenda já estava cheia 

Nenhum comentário: