quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Elegância, tranquilidade e carisma marcam a Apresentação da candidatura de Elenir Winck

           A noite de quarta-feira, 24 de outubro, ficou marcada pela apresentação da candidata ao cargo maior do tradicionismo gaúcho organizado, de Elenir Winck, durante o Encontro de patrões da 1ªRT, realizado no CTG Amaranto Pereira, em Alvorada.

           Além de contar com a presença do ex-presidente do MTG, 2007/2010, Oscar Fernande Gress, que foi dar seu apoio para a candidata, Elenir contou também com a presença de Samuel Moura (12ªRT) e de Renata de Cassia Pletz (2ªRT) e de Francisco Lopes e José Arnildo de Melo.
           Dentro do tempo delimitado que recebeu, Elenir agradeceu o apoio que tem recebido de amigos da 1ª Região e apresentou-se para o conclave. "Nosso objetivo maior é a construção de uma gestão democrática, baseada em um trabalho em equipe. Queremos que tudo oque for combinado seja cumprido. Não vivemos em épocas onde a confiança possa ser algo descartável. Pelo contrário, ela é fundamental para as relações humanas" - disse a candidata.
          Ainda dentro do tema do "Outubro Rosa", Elenir lembrou da importância do autoexame, de visitar o médico e dar uma atenção especial à saúde da mulher. Elogiou, ainda, o trabalho que as prendas estavam fazendo no Encontro.

           Algumas das propostas de Elenir para a presidência do MTG:
1.Divulgar amplamente os documentos que norteiam o Movimento:
- Reimpressão imediata da Coletânea de Legislação Tradicionalista;
- Disponibilização da Coletânea atualizada na internet possibilitando ser “baixada como e-book” (Livro em formato digital);
- Ampliar a divulgação da Carta de Princípios

2.Criar  um Departamento de Ouvidoria
- Implantar um departamento central, com representação regional por escolha das coordenadorias, com o fim de melhorar o fluxo de demandas da base do Movimento.

3- Dar continuidade a integração dos jovens, para que assumam determinadas funções e valorizar os mais experientes, caminhando juntos:
- Revisão e atualização do Regimento Interno do Departamento Jovem, oportunizando que este seja mais atuante diretamente nas entidades e RTs. , buscando proporcionar a participação mais direta e efetiva dos jovens das entidades e regiões tradicionalistas. 

4 – Concluir e colocar em atividade o sistema informatizado das informações relativas ao MTG e seus filiados: 

    Proporcionando melhorar o fluxo de  informações e  maior facilidade de acesso aos usuários de forma rápida e segura.
 5 -  Organizar de forma igualitária a discussão do temário das Convenções Tradicionalista:
 – Durante as convenções tradicionalistas, realizar a discussão dos temas de forma alternada, oportunizando o  debate e a votação de forma igualitária, sem que alguma área seja prejudicada por ficar para o final do evento, muitas vezes sem público.

6-Contemplar um programa  de acessibilidade com vistas à inclusão de pessoas com Deficiência:
- Melhorar as condições de acesso nos eventos oficiais do MTG;
- Buscar recursos e estimular a que cada galpão melhore suas condições de acesso em todas as áreas (Arquitetônica, Comunicacional, Metodológica, Instrumental, Programática e Atitudinal ).

7-Criar  macrorregiões (em princípio 6 ) para desenvolver o programa de qualificação com a realização de cursos descentralizados para as seguintes áreas iniciais:
- Gestão administrativa, financeira e fiscal de CTGs (CFor Patronagem);
- Juventude voluntária (CForzinho);
- Elaboração de Projetos Culturais e estratégias de Captação de Recursos;
- Qualificação para a área de indumentária, visando criar grupos regionais de apoio aos CTGs.
-  Qualificação (continuada) para  todas as áreas que requeiram avaliadores

8 - Fortalecer os  Departamento de Pesquisas para estudo da indumentária, encilha gaúcha e artesanato regional:
- Criação de  uma rede de informações com núcleos regionais e nas entidades filiadas;
- Sob a responsabilidade desse departamento, retomar a importância do caderno Piá 21, do jornal Eco da Tradição e de outros meios de comunicação do MTG.
- Publicação de livro ou livro em formato digital(e-book) das pesquisas da Mostra Folclórica do ENART, Ciranda e Entrevero, objetivando dar conhecimento dos trabalhos  realizados.

9 - Retomar as relações do MTG com as áreas de ensino, em todos os níveis:
- Melhorar as relações com as escolas, a partir de uma ação do MTG com a Secretaria de Educação do Estado , do SINEPE-RS, CONSEME/UNDIME  e FAMURS.
- Parceria com as Universidades, dando visibilidade aos trabalhos acadêmicos vinculados a tradição gaúcha.
- Estreitar vínculos e estabelecer parcerias com instituições já consagradas como por exemplo a Comissão Gaúcha de Folclore e a Estância da Poesia Crioula.

10 - Elaborar projetos para a efetiva participação das crianças 
- Através de um grupo de pessoas de efetivo conhecimento para elaborar projetos e orientar a forma de desenvolver atividades direcionadas à criança e a sua faixa etária


As propostas estão expostas na página do facebook de Elenir.

Nenhum comentário: