quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Ministério da Cultura anuncia liberação de recursos para o Estado, em sessão do CEC

      O Conselho Estadual de Cultura recebeu na tarde desta terça-feira a visita do Ministro da Cultura Sérgio Sá Leitão em companhia do Secretário da Cultura do Estado Victor Hugo. O Ministro oficializou um convênio no valor de 5 milhões de reais com o estado do Rio Grande do Sul retomando as atividades dos pontos de cultura. Este foi um momento histórico na história da instituição: foi a primeira vez, em seus 50 anos de história, que receberam a visita de um ministro do governo federal. O encontro aconteceu depois de pedido pela retomada dos pontos de cultura no Rio Grande do Sul, sublinhando seu compromisso com a comunidade cultural no estado.
Fonte e fotos: SITE do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul
     O Presidente do Conselho Estadual de Cultura, Marco Aurélio felicitou o ministro pelo seu esforço e comprometimento no exercício de sua função. O ministro Sérgio Sá Leitão agradeceu o convite e ressaltou que a cultura, por essência, é um espaço para a pluralidade e para a diversidade. “Tentei manter isso ao me relacionar com todos os segmentos da cultura”, afirmou o ministro. Ele defendeu a existência do Sistema Nacional de Cultura, ao dizer que esta é uma política de estado, não de governo.

     O Conselho Estadual de Cultura, através de seu presidente, aproveitou para manifestar ao ministro a necessidade de uma Conferência Nacional de Cultura, um encontro de agentes culturais de todo o Brasil, cuja última edição aconteceu em 2013. O ministro argumentou que a sua realização neste momento teria pouca relevância e a previsão para a próxima edição é que aconteça no primeiro semestre de 2019, no início do próximo governo.

     A iniciativa dos pontos de cultura faz parte da Política Nacional de Cultura Viva, criada em 2014 e presente nos 24 estados brasileiros, mais o Distrito Federal. Ela surgiu para garantir a ampliação do acesso da população aos meios de produção, circulação e fruição cultural a partir do Ministério, e em parceria com governos estaduais e municipais e por outras instituições, como escolas e universidades.

     Ao final o ministro e o secretário foram presenteados pela Comissão Gaúcha de Folclore com a sua medalha de 70 anos de história.
Ministro e Secretario da Cultura receberam a Medalha comemorativa aos 70 anos da Comissão Gaucha de Folclore
      Marco Aurélio Alves: "Quero agradecer e felicitar por aqui a Paula Simon, Alessandra Motta e Rogério Bastos. Ontem abrimos uma exposição imprescindível de ser vista. O Ministro da Cultura e o Secretário de Estado da Cultura estiveram conosco a tarde festejando o exposto e para receber a homenagem da Comissão Gaúcha. Ali está mostrada a essência da nossa cultura e neste momento de tantos desatinos e distanciamentos, estamos jogando no time dos que acreditam no lúdico, nas raízes e no entendimento. Estou feliz e agradecido pelo resultado, meu Presidente Capoano. De novembro em diante, a exposição circulará por Tramandaí, Santo Antonio da Patrulha, Canela, Cerro Grande do Sul,Santa Cruz do Sul, Igrejinha, Rolante, Santo Ângelo, Soledade e São Francisco de Paula" - disse.

Nenhum comentário: