sábado, 20 de outubro de 2018

Nota de Falecimento - José Joaquim Hugo, o Teixeirinha

Ele fez questão de colocar a bandeira para esta foto
     Joaquim José Hugo. Mas por esse nome quase ninguém conhecia. Trata-se do trovador Teixeirinha, 77 anos, repentista, um grande representante da região sul do estado que nos deixou ontem, dia 19. É com pesar que comunicamos o desencarne deste amigo, que agora vai fazer versos ao lado de grandes nomes que o esperam para que percorra o caminho da luz. Nosso carinho e solidariedade à família e amigos do CTG Cel. Thomaz Luiz Osório, de Pelotas, entidade que ele representava.

     Teixeirinha se orgulhava de ostentar o troféu do 2º Festival do Mobral, no ano de 1978, pois aos 37 anos,  ficou sabendo do festival, por que era brigadiano e ouviu falar da eliminatória em Canguçú, a eliminatória municipal. Ao vencer foi levado para a fase maior em Pelotas, onde se classificou também, indo para Porto Alegre, na final do Auditório Araújo Viana. O presidente do MTG na época era José Theodoro Bellaguarda de Menenzes, e a coordenação estadual do Mobral, um dos promotores do evento, era Colorinda Emilia Sordi. 

      O trovador Teixeirinha se emociona ao mostrar o velho troféu e a medalha que, para ele, tinham valor inestimável. Trazia consigo os diplomas entregues em cada etapa pela qual passavam, até chegar a grande final. “Me orgulho muito de participar do ENART e trazer junto a memória lá do inicio, no festival do Mobral. Quando as trovas são à dinheiro a gente nem é convidado. Por isso me orgulho de um festival onde todos disputam igualmente.”, disse ele em 2015, para o Eco da Tradição.

     Descanse em Paz velho amigo. E quando estiveres nas portas do céu entra fazendo verso e alegrando os amigos, como fazias aqui.

Nenhum comentário: