terça-feira, 23 de outubro de 2018

Avança projeto que vai transformar o Parque da Harmonia em temático

      Museu gaudério, fazenda e integração com a orla: o plano para conceder o Parque da Harmonia à iniciativa privada - Prefeitura avança no edital para receber propostas de empresas interessadas em administrar a área. Parque seria inteiramente dedicado à cultura gaúcha
Matéria de Gaucha ZH - Jornalista Paulo Germano
      A minuta do edital está pronta: o governo Marchezan se prepara para receber projetos de empresas interessadas em administrar o Parque da Harmonia, em Porto Alegre. Como a coluna (Paulo Germano Gaucha/ZH) adiantou em maio, a ideia é transformar o local em um espaço repleto de atrações ligadas à cultura do Rio Grande do Sul – com churrascarias, lojas temáticas, museu, parque de diversões e todo tipo de atividade relacionada à vida no campo. 

      Para conceder o parque à iniciativa privada, o prefeito encaminhou ao secretário de Parcerias Estratégicas, Bruno Vanuzzi, algumas diretrizes que considera essenciais – entre elas, a garantia de que o Harmonia terá atrações o ano todo, e não só em setembro, quando ocorre o Acampamento Farroupilha.

      Nos próximos dias, Vanuzzi se reunirá com Marchezan para debater as exigências que entrarão no edital. Algumas já estão prontas, como a coluna adianta abaixo:

1 - Alteração dos acessos
Embora o Harmonia seja vizinho da orla, hoje as duas áreas mal se relacionam. Para integrá-las, o acesso principal ao parque deixaria de ser pela ruela estreita em frente ao TRF e seria pela própria Edvaldo Pereira Paiva.

2 - Fazendinha repaginada
O espaço onde hoje ocorre o Rodeio de Porto Alegre teria atividades permanentes, sempre relacionadas à lida campeira. Algumas possibilidades: aluguel de cavalos para passeio, ordenha de vacas e escola de equitação.

3 - Nova Casa do Gaúcho
Hoje usado como salão de festas e eventos, o local receberia exibições e mostras sobre a cultura gaúcha, com venda de suvenires e o status de "marco zero" do tradicionalismo no Rio Grande do Sul.

4 - Um outro galpão crioulo
No coração do Parque da Harmonia, a churrascaria seria totalmente remodelada para oferecer o que há de melhor na culinária gaúcha. Com climatização e isolamento acústico, passaria a receber apresentações artísticas. 

5 - Acampamento valorizado
Os piquetes, que atualmente são montados e desmontados todo ano, teriam estruturas permanentes que poderiam abrigar feiras e outros eventos além dos festejos farroupilhas. Finalmente haveria uma infraestrutura elétrica e hidráulica adequada.

Nenhum comentário: