quinta-feira, 12 de abril de 2018

Senado Federal homenageia entidades culturais do Rio Grande do Sul

           Por iniciativa da Senadora Ana Amelia Lemos o Partenon Literário, que completa 150 anos, a Sociedade Gaúcha de Lomba Grande, 80, o 35 CTG e a Comissão Gaúcha de Folclore, 70 anos serão homenageados no dia 23 de abril, no Senado Federal.

           Em um ano que podemos considerar atípico, pois algo assim somente voltará a acontecer daqui há dez anos, as entidades fundamentais para o desenvolvimento cultural do Rio Grande do Sul completam seus aniversários com datas arredondadas (150,120,80,70...) e receberão uma justa distinção à nível nacional. A homenagem será transmitida pela TV Senado.

            "Acreditamos que desde o Partenon Literário os jovens fizeram a diferença, de maneira que a figura do gaúcho somente foi transformada pelos escritos como "O Vaqueano", de Apolinário Porto Alegre, a mulher ocupando espaços diferenciados já no seculo XIX, a busca pela liberdade dos escravos. O Grêmio Gaúcho de Cezimbra Jacques, a Sociedade Lomba Grande, o 35 CTG primeiro Centro de Tradições do mundo e a Comissão Gaucha de Folclore, com seus nomes tão importantes para as culturas populares do nosso estado." comemorou Rogério Bastos, responsável pelo encaminhamento do pedido de homenagens para as instituições.

           Dia 23 todas as instituições estarão lá representadas.

Nenhum comentário: