sábado, 14 de abril de 2018

"A Revolução revista" - Peninha palestrou no Rancho da Saudade

              Um desafio para o departamento cultural do CTG Rancho da Saudade, de Cachoeirinha, organizar um evento um tanto contraditório aos parâmetros tradicionais das palestras em CTGs. Foi convidado Eduardo Bueno para falar sobre a Revolução Farroupilha, segundo uma visão menos ligada ao tradicionalismo gaúcho, um contraponto. Bastante polêmico em suas convicções, Peninha costuma conflitar na Rádio Gaucha, quando participa do "Sala de Redação" com os Colorados, ou mesmo em seu canal no You Tube, o "Buenas Ideias". Mais de cem pessoas estiveram presentes na palestra.

            Embora as obras de Bueno sejam utilizadas nas salas de aula e ele seja, por vezes, confundido com um historiador, sua formação acadêmica e experiência profissional são na área de jornalismo, o que lhe rende críticas por parte de alguns historiadores. Mas é um palestrante hábil e convincente. Mescla em seu discurso curiosidades, verdades (outras nem tanto) e humor. Além é claro, de muita pegação no pé dos colorados.
              Peninha iniciou a sua vida profissional aos 17 anos, como repórter do jornal Zero Hora, onde ganhou o apelido de "Peninha" (mesmo nome do personagem da Walt Disney que trabalha no jornal A Patada). Atuou como editor, roteirista, tradutor, e trabalhou em diversos veículos de comunicação. Formou-se em jornalismo pela UFRGS. Quando o jornalista paulista Augusto Nunes veio revolucionar o jornal Zero Hora, Peninha foi um dos principais nomes de sua equipe, apesar da diferença ideológica entre os dois.

             Aproveitando o contexto de preparação das comemorações pelos quinhentos anos do descobrimento do Brasil, fechou contrato com a Editora Objetiva para a redação de cinco livros sobre História do Brasil voltada para leigos, a Coleção Brasilis:

01 - A Viagem do Descobrimento (1998)
02 - Náufragos, Traficantes e Degredados (1998)
03 - Capitães do Brasil (1999)
04 - A Coroa, a Cruz e a Espada (2006)
      "Sucesso... nada mais pode definir esta fantástica palestra com Eduardo Bueno peninha! E como é bom escrever isso depois de tantos per causos. A Ângela Bortolozo da Silva só nos resta agradecer a oportunidade de contribuir e parabenizar por este lindo trabalho, e especialmente por este evento que há muitos anos não acontecia em nosso CTG. tu é show prenda! O Eduardo Bueno e Paula Taitelbaum palavras não podem definir a grande honra para todos nós que foi assistir, não só pra nós mas para todo o tradicionalismo que hoje abriu uma porta para abrir nossas mentes" - resumiu Jeandro Garcia, um dos organizadores do evento.

Nenhum comentário: