terça-feira, 24 de abril de 2018

Senado Federal homenageia a Comissão Gaúcha de Folclore, o 35 CTG, o Partenon Literário e a Lomba Grande

Gabinete da Senadora Ana Amelia Lemos, com apoio de outros senadores gaúchos prestou homenagem à Comissão Gaúcha de Folclore, no dia do seu aniversário de 70 anos, ao 35 CTG, a Sociedade Partenon Literario e a Sociedade gaúcha de Lomba Grande.
           As tradições gaúchas foram tema de sessão especial, nesta segunda-feira,  dia 23, requerida e presidida pela senadora Ana Amélia Lemos. O evento começou as 10h, no Plenário, homenageando os 70 anos do 35 CTG, os 150 anos do Partenon Literário, os 80 anos da Sociedade Gaúcha de Lomba Grande e os 70 anos da Comissão Gaúcha de Folclore.
          O 35 CTG foi o primeiro centro de tradições gaúchas a ser criado, em 1948 (completando nesta terça, 70 anos) e recebeu o nome em homenagem ao início da Revolução Farroupilha, em 1835. Atualmente, há quase mil e oitocentos centros como esse em várias cidades gaúchas e chega perto de três mil pelo Brasil e pelo mundo. Neles, os gaúchos cultuam e divulgam a tradição, o folclore, a cultura, os costumes e a gastronomia do Rio Grande do Sul.
            As demais homenagens foram para outras três organizações relacionadas à valorização da cultura gaúcha: o Partenon Literário, agremiação cultural criada em 1868, a Sociedade Gaúcha de Lomba Grande, uma das entidades tradicionalistas mais antigas do estado,  e a Comissão Gaúcha de Folclore, que incentiva e promove as manifestações das culturas populares tradicionais, criada um dia antes do pioneiro 35 CTG.
Foram chamados para a mesa os representantes das entidades:

Partenon Literário – Dinara Xavier da Paixão
35 CTG – Gleycemari Borges Albrecht
Comissão Gaúcha de Folclore - Octávio Capuano
Sociedade Gaúcha de Lomba Grande - José Luiz Amaral Silveira
MTG-DF – João Francisco Ioung Petroceli
MTG-RS - Nairo Callegaro
Idealizador e proponente da homenagem para o gabinete da Senadora: Rogério Bastos
            Estiveram presentes também, a secretaria da Comissão Gaúcha de Folclore e Conselheira do MTG: Renata de Cassia Moraes Pletz e o Diretor Geral da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha, Wilson Porto, representando o presidente João Ermelino de Mello, entre outros membros de patronagens da Sociedade Guaúcha de Lomba Grande, da Estancia Gaúcha do Planalto, de Brasília e do CTG Jayme Caetano Braun.
            Rogério Bastos falou da importância das entidades que estavam sendo homenageadas, agradeceu a disponibilidade do gabinete da Senadora Ana Amélia Lemos. "Dia 28, a Comissão Gaucha de Folclore também estará homenageando o Partenon Literário, o 35 CTG e a Sociedade Gaucha de Lomba Grande na Câmara Municipal de Porto Alegre, por entender a importância destas instituições, feitas e formadas por jovens que queriam mudar a sociedade da sua época. Por isso lhe agradeço senadora, por entender esta proposta. Por entender a importância destas entidades para a formação cultural do Rio Grande do Sul." - disse Bastos que encerrou declamando "A lição do peão", de Albeni Carmo de Oliveira.



Nenhum comentário: