domingo, 14 de agosto de 2016

Triunfo recebeu o Rio Grande para o acendimento oficial da Chama Crioula

            O sábado, 13 de agosto, marcou um momento histórico em Triunfo: A distribuição da Chama Crioula 2016. Centenas de pessoas, vindas de diversas partes do Rio Grande do Sul, presenciaram a solenidade de acedimento do recipiente de onde foram retiradas as centelhas da chama par as diversas regi~eos do estado.
            A abertura do evento contou com a presença dos Secretários Vantuir Jacini, da Segurança Pública e Ernani Polo, da Agricultura, representando o governo do estado. O Presidente dos Festejos Farroupilhas do RS, Vinicius Brum, que também é Presidente do IGTF, o Patrono Estadual dos Festejos, Zeno Dias Chaves e a homenageada de Porto Alegre, Neusa Secchi. Em sua manifestação, o Presidente do MTG, Nairo Callegaro, falou da importancia daquele momento, da força da juventude, e da importancia dos vaqueanos, que ajudaram a construir os 50 anos de história da federação.
   Geração: A Chama Crioula de 2016 foi acesa na sexta, 12, em solenidade realizada na Ilha do Fanfa. O evento contou com a presença de cerca de 1.800 representantes das 30 RTs. A Chama foi acesa e entregue ao patrão do CTG 20 de Setembro, de Triunfo, Antônio Nilton Campos, que a conduziu até a Praça Bento Gonçalves e, depois, ao Parque Camboatá.
                A escolha da Ilha de Fanfa, para o acendimento da Chama, se deu justamente pela importância histórica do lugar. “Através de locais como este, resgatamos a autoestima, a identidade do gaúcho”, comentou o Presidnte Nairo. No ano passado, a solenidade começou em Colônia de Sacramento, no Uruguai, e a distribuição da centelha foi feita no Chui, pelo lado brasileiro.
  Acendimento Regional: Cada grupo de cavalarianos, representando as Regiões, entrou na cancha, assistiu a abertura oficial, e retirou uma centelha da Chama para levar aos seus municipíos.






O Recipiente, em forma de Cuia, recebeu a Chama, para depois serem retiradas as centelhas

O Padre Valdir Antonio Formentini deu sua benção aos cavaleiros para retornarem bem aos municipios



Cesar Oliveira e Rogério Melllo cantaram o Hino Farroupilha (Rio-grandense)


Nenhum comentário: