terça-feira, 23 de agosto de 2016

CTG Potreiro Grande, onde nasceu o MTG, completa 59 anos

           O CTG Potreiro Grande iniciou suas atividades em 1957 quando a primeira Diretora do Grupo Escolar Almirante Tamandaré, professora Lílian Argentina Braga, começou a promover na escola, danças e peças de teatro em que os alunos, pilchados, representavam histórias do Rio Grande do Sul. Isto fez com que os pais desses alunos começassem a pensar mais seriamente em relação à preservação da cultura Gaúcha. Naquele mesmo ano os moradores e pais de alunos da Escola Tamandaré reuniram-se e criaram a 23 de agosto de 1957, o CTG POTREIRO GRANDE.

           O patrono do CTG é o Marquês do Herval, o Marechal Manoel Luiz Osório. O nome “POTREIRO GRANDE” foi dado em homenagem ao herói da guerra do Paraguai, cuja fazenda localizada em Tramandaí, tinha um potreiro muito grande onde os tropeiros deixavam suas tropas durante a noite, para que o gado ficasse seguro. Seu primeiro patrão foi o senhor Firmiano Bernardes Osório e Rosemari Romeu foi a primeira “Mais Linda Prenda do RS”. O CTG Potreiro Grande entrou para a história do Tradicionalismo ao recepcionar os participantes do XII Congresso Tradicionalista Gaúcho em que foi oficialmente criado o Movimento Tradicionalista Gaúcho-MTG, nosso órgão máximo.

           Nesses 59 anos de história sediou o Concurso Estadual de Prendas quando Adriana Bitsck foi 1ª Prenda do RS, 1985/86, e sediou o Entrevero Cultural Estadual de Peões tendo dois peões estaduais, Luiz Eduardo Moehlecke, em 1995 e Maickel Martins, em 2009. Sediou também Seminários de Prendas e outras atividades tradicionalistas. Foi campeão e destaque em outras tantas modalidades artísticas e culturais individuais e com suas invernadas.

           Seu patrão atualmente é Pablo Geovane Cabrera, tendo duas prendas regionais que o representarão na Ciranda Cultural Estadual de Prendas na cidade de Bagé, em maio de 2017, Brenda Luiza Moreira Magni, 1ª Prenda Juvenil da 23ª RT e Ingrid Silveira Streit, 1ª Prenda Mirim da 23ª RT.


Gilmara Silveira, em seu facebook oficial: "Hoje minha entidade, o CTG Potreiro Grande, está completando 59 anos de existência! Nesta jornada para chegarmos até aqui, muitas pessoas se doaram! Afinal a entidade é feita de pessoas! E renovações são necessárias, mas a manutenção e o respeito aos antigos é primordial! Houve altos e baixos! Momentos de grande alegria e outros de muita tristeza! Mas isso faz parte de nossas vidas! Mas o importante é seguirmos em frente, respeitando nossa entidade, com bons exemplos e pensando no que queremos para o futuro! Qual legado deixaremos!!! Rumo aos 60 anos! Rumo aos 100... Dá-lhe Potreiro!"

Com muito esforço tem mantidos todas as suas atividades, artísticas, culturais, campeiras e nos esportes. Após a triste perda da Sede, adquiriu uma linda área rural, no Distrito de Estância Velha, Km 5,5, Tramandaí/RS, onde atualmente sua Sede está localizada.  - por Gilmara Silveira

Nenhum comentário: