sábado, 27 de agosto de 2016

Tradição Gaúcha além fronteiras - Encontro jovem em Formosa, Goiás

           O povoado de Arraial dos Couros em homenagem aos viajantes que acampavam no local em barracas de couro que eles traziam para comercializar deu origem a Formosa  em 1 de agosto de 1843, com o nome de Vila Formosa da Imperatriz, posteriormente sendo alterado para Formosa. Cidade com 110.000 habitantes, possui um grande CTG, o Querencia Formosa, filiado ao MTG do Planalto Central.
           Distante 75 km de Brasilia - DF, Formosa sediou neste final de semana, 27 e 28 de agosto, o 4º Encontro Jovem do Planalto Central. Além de reunir a juventude para acampar, participar de gincana, foi promovido palestras com a presidente do instituto Escola do Chimarrão, Liliane Pappen, e o Coordenador da 40ªRT, Jornalista e professor, Rogério Bastos.
           A criançada treinou preparar chimarrão depois da palestra "Chimarrão - Um novo Olhar", sob a perspectiva da tecnica que facilita o preparo da bebida símbolo do estado.
           Douglas Cruz, organizador do evento, trabalhou serio ao lado de Andrini Cenci, prenda Juvenil da CBTG, para realizar um grande evento. A Presidente do MTG do Planalto Central, Loiva Calderan, comemorou ao lado dos jovens o sucesso do Encontro.
           Jovens vindos de Minas Gerais, da cidade de Buritis, de Brasilia, de Tocantins, da Bahia, e de Goias, fizeram uma grande festa e brincaram numa gincana de conhecimentos.
           O patrão do CTG, Marcos Foliatti, agradeceu a presença de todos e colocou uma mega estrutura a disposição dos tradicionalistas.
Liliane Pappen fez uma bela palestra sobre Chimarrão, mostrando um novo olhar sobre este símbolo

           De Cristalina, Goias, vieram, com seu instrutor, Sandro Lamb, o pessoal do CTG Nova Querencia.

           Foi muito elogiado o livro dos 50 anos do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Rio Grande do Sul.

           O evento termina neste domingo, dia 28, com um almoço de confraternização.


Domingo - Chegou ao final o evento

Um Café da manhã digno de um Hotel no CTG Querencia Formosa
Edson Flores veio de Brasilia acompanhar as palestras no Domingo
 





Nenhum comentário: