quinta-feira, 3 de março de 2011

O dia 3 de março na história

Onofre Pires nasceu em Porto Alegre, em 25 de setembro de 1799 e morreu em 03 de março de 1844, aos 43 anos. Era neto do capitão-mor José Francisco Silveira Casado.

Quis o destino que Onofre Pires viesse a morrer, há um ano do término da Revolução, vítima de um ferimento no antebraço direito que recebeu de Bento Gonçalves, durante o duelo que travaram no Acampamento do Exército, nas margens do rio Sarandi, em 27 de fevereiro de 1844, em Topador, em Santana do Livramento, que ficou conhecido como Duelo de Bravos. De temperamento singular, Onofre Pires envolveu-se em diversas questões rumorosas, que se refletiram negativamente na imagem, no curso e na unidade do movimento revolucionário farrapo e no seu próprio fim, trágico e solitário

Neste dia 03 de março, do ano de 1927, nasce em Rolante, RS, Vitor Mateus Teixeira, o Teixeirinha, também conhecido como O Rei do Disco pela grande vendagem de seus trabalhos musicais. Teixeirinha teve uma infância difícil, pois perdeu o pai aos sete anos e a mãe (em um incêndio) aos nove.

Em 1960 estoura com a música Coração de Luto, que descreve o falecimento de sua mãe, sendo uma das músicas mais rodadas Brasil afora.Em sua carreira teve enormes divergências (muitos dizem que arranjadas) com o então apresentador Flávio Cavalcante, que ridicularizava suas músicas e quebrava seus discos na televisão (extinta TV Tupy), e com o trovador Gildo de Freitas. Teixeirinha morreu em 04 de dezembro de 1985 e foi velado no Salão Nobre do Estádio Olímpico, do Grêmio (fazer o que né...ele que quis).

Fonte: Blog do Léo Ribeiro de Souza

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá trata-se a 3ª vez que li o teu blogue e adorei muito!Bom Trabalho!
Adeus