sexta-feira, 4 de março de 2011

Por que temos que comunicar?

O homem tenta se comunicar com os seus semelhantes de várias formas, mesmo que tenha vindo a variar ao longo dos tempos, formou uma linguagem para o entendimento da sua fala e isso evoluiu junto com a raça humana.

O homem primitivo desenvolveu a fala com componentes da interpretação e da criatividade que caracterizavam a diferença entre ele e os animais. Além da fala deixou de legado as pinturas, em sua maioria, nas paredes das cavernas, feitas com sangue de animais, argila e seiva de plantas. A palavra comunicar vem do latim "comunicare" que significa “tornar comum”. Todo ser humano tem a capacidade de se comunicar. Mas mesmo todos sabendo se comunicar, a mensagem produzida e transmitida nem sempre tem seu entendimento da forma como o interlocutor gostaria. Isso compromete significativamente as relações interpessoais e os resultados organizacionais.

Comunicar é transmitir estímulos e respostas provocadas por um sistema completo ou parcial de compartilhamento de informações, ou seja, é um processo de transmissão e de troca de mensagens entre os seres humanos

Tipos de comunicação

O ser humano se comunica de diversas formas. A comunicação verbal oral é a mais comum e refere-se à emissão de palavras e sons, tais como dar instruções, entrevistar, informar etc...
A comunicação verbal escrita é o registro de observações, idéias, dúvidas, informações e sentimentos. Como exemplo, podemos citar, um prontuário de um paciente, memorandos, atas, cartas... A comunicação não verbal envolve todas as manifestações de comportamento não expressas por palavras, podemos citar: a dança, gestos e expressões faciais, encolher os ombros, a mímica, etc...

Evolução histórica

É provável que, os primeiros meios de comunicação de massa, foram os livros que existem há muito tempo. Mas, a grande difusão da mídia, se deu no século XIX. Em tal período não havia a idéia de que a difusão da informação da parte da mídia deveria ocorrer em tempo real, mas que deveria haver um intervalo de tempo limitado entre a emissão da mensagem e a sua recepção. Já no curso do século XX, o desenvolvimento e a expansão dos meios de comunicação de massa seguiram o progresso científico e tecnológico. Primeiro a midia imprensa através dos jornais, mais tarde a gravação de discos e a reprodução de filmes. A reprodução de livros, jormais e filomes fizeram baixar o rpeço e tornaram popular o acesso a este tipo de comunicação. Logo veio o rádio e a televisão, qu eforam a reprodução eletronica das informações.
No final do século XX a internet também entrou fortemente no setor. Para alguns, até os telefones celulares já podem ser considerados uma mídia.

Tipos de meios de Comunicação


Podemos citar os meios de comunicação de massa mais comuns, que são: Televisão, Rádio, Jornal, Revistas, Internet. Todos com a principal função de informar, educar e entreter de diferentes formas, com conteúdos selecionados e desenvolvidos para seus determinados públicos.
Os meios de comunicação de massa podem ser usados tanto para fornecer informações úteis e importantes para a população, como para alienar, determinar um modo de pensar, induzindo certos comportamentos e aquisição de certos produtos, por exemplo.

Um comentário:

Vivian Machado disse...

Concordo plenamente com teu ponto de vista. Até que enfim, alguém está se posicionando e difundindo um tema extremamente necessário: MKT.