quarta-feira, 9 de março de 2011

Tema anual do tradicionalismo organizado

Em reunião realizada em Porto Alegre, no último dia 26 de fevereiro, na escola Rainha do Brasil, o Conselho Diretor do Movimento Tradicionalista Gaúcho elegeu o seu tema anual, definição que deveria ter sido tomada durante o 58º Congresso Tradicionalista, em janeiro passado. O temário escolhido foi “Fortalecendo as raízes da tradição gaúcha”.

Esse tema traz entre seus objetivos valorizar a cultura gaúcha no interior das entidades tradicionalistas, oportunizar vivências, valorização e prática de ações que destaquem aspectos das raízes culturais do tradicionalismo gaúcho, destacar os momentos históricos de cada CTG, valorizando seus criadores, suas conquistas, suas participações em eventos; além de estudar, compreender e divulgar aspectos da cultura regional que integram o contexto da cultura gauchesca, relativo a características gastronômicas, de indumentária, hábitos, entre outros.

Como de costume, cada entidade pode desenvolver suas atividades de acordo com o temário sugerido. O MTG, de toda forma, sugere em seu site, algumas iniciativas, tais como a exposição de fotografias dentro dos galpões e, se possível, em locais públicos, organização de homenagens e momentos solenes as pessoas e/ou famílias que contribuíram para a criação do CTG, recuperação de aspectos culturais regionais, priorizando àqueles que se refiram às etnias formadoras, além de atividades lúdicas e/ou culturais que integrem as diversas gerações, ressaltando assim a importância da família.

Texto extraido do Portal MTG

www.portalmtg.com.br

Nenhum comentário: