quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Ta chegando o ENART 2010

O Gaúcho preserva e orgulha-se de sua identidade cultural e dá vazão a este orgulho através da musica, da poesia, da sua danças, de seus usos e costumes que preserva por gerações. Vieram os rodeios... vieram as mais diversas formas de mostrar e se orgulho. Em 1985 veio o FEGART. Opa!! FEGART? Não é ENART? Vamos conhecer um pouco dessa história.

O que é o ENART? O Encontro de artes e tradição gaucha acontece em Santa Cruz do Sul desde 1997 e reune os melhores represetnantes de cada modalidade artistica do RS e é organizado pelo MTG. EM uma época muito antiga o IGTF foi grande parceiro..mas isso vamos ver agora.

O festival se desenvolve em tres fases: A Regional (30) , as interregionais (4) e a Final. Transmistida pela internet comoaconteceu em 2009 e foi o sucesso total do evento.

O ano era 1983. Na época existia um alto índice de analfabetismo no RS e no Brasil tam´bém. A preocupação dos alfabetizadores era a evasão. As pessoas não frequentavam as aulas, pois não tinham um estímulo. Nem merenda era oferecido aos alunos. Assim foram convidados gaiteiros e trovadores qeu faziam apresentações em rádios para fazerem o mesmo nas salas de aula. Os tradicionalistas aceitaram o desafio e começaram a frequentar o ambiente escolar semanlmente sem dizer o dia. As aulas voltaram a encher.

O resultado foi tão significativo que varias regiões do estado começaram a adotar a iniciativa. Daí nesse clima surgiu a idéia de fazer uma grande competição entre os CTGs. Com o apoio da 5ª Região Tradicionalista, MTG e IGTF o concurso passa pelos municípios e ganha o estado. Era o Festival Estadual de Arte Popular e Folclore, o MOBRAL. Na época Praxedes Machado e Onésimo Carneiro Duarte estavam a frente do Movimento Tradicionalista. No ano de completar seu jubileu de prata do evento, Onésimo faleceu.

O evento foi apresentado ao prefeito de Farroupilha, que asumiu o evento em 1985 e foi denominado FEGART. Festival Gaúcho de Arte e Tradição. Farroupilha sediou o evento por 11 anos. Foi ai que Santa Cruz do Sul entrou na história para fazer história. Na 12ª Edição, em 1997, o então prefeito de Santa Cruz, hoje deputado Sérgio Moraes, apoiou a iniciativa do Movimento Tradicoinalista e abriu as portas para o Rio Grande. Em 1999 o FEGART, por uma ação jurídica da prefeitura de Farroupilha, passou a se denominar ENART, Encontro de Artes e Tradição Gaúcha. Este ano vai para sua 14ª Edição em Santa Cruz. É o Jubileu de prata do velho MOBRAL.
TRANSMISSAO AO VIVO VIA INTERNET DO ENART 2010

Nenhum comentário: