sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Bom senso, onde você está?

Tenho recebido e-mails, sms, recados em depoimento no Orkut dando conta que em Três Coroas houveram coisas que os tradicionalistas lamentam profundamente. Oziel Figueiró, musico do CTG Raizes do Sul, ficou fora do palco, depois de já estar plugado o instrumento por que sua assinatura não estava na lista do SAT. O desespero dos jovens integrantes do Raízes do Sul ficaram sabendo que o principal e experiente cantor do grupo não poderia fazer parte da apresentação. Um ano de trabalho jogado "fora". Com a não classificação fica em situação ruim os musicos e o instrutor.

Falar em Instrutor, as mensagens também informam que Rinaldo Souto, Emerson Ribeiro e Ronaldo ficaram fora da cerca para assistir seus grupos. Tá certo, esses "caras", são gente que ninguém conhece e que com certeza não colocaram seus nomes nas listas de inscrição por que não queriam entrar com seus grupos. Ora...Ora... Jesus? Abana...Assopra... O Oziel tocou de manha no SAT para uma menina declamar. Todos que lá estavam viram. E os guris são treinadores precisam estar na beira do "campo" orientando seus comandados. Acho que as entidades quando inscrevem tem que ter um cuidado minuncioso para cuidar disso. Conferir é fundamental.

Para que são criadas as associações e federações? Lutar por seu associado até a Morte. É por este motivo que homens abrem mão de sua individualidade em pról do coletivo, viver em associação ... em coletividade. Auto-ajuda, proteção de iguais. BOM SENSO. Onde anda nosso bom senso gente? Não deveriamos nos ajudar a colocar os competidores em igualdade de condições?
Vamos ouvir as vozes dos jovens que fazem o tradicionalismo se movimentar no Rio Grande e no Brasil. Temos de ouvir a voz da juventude. São eles, os jovens, das invernadas em especial, que são a força do Movimento. São eles que seguram a peteca e nao deixam cair quando tudo parece perdido. Gurizada que trabalha, estuda e ensaia nas madrugadas enquantos outros, insensiveis ao que acontece, dormem.

São esses jovens, muitos em idade da "aborrecencia" que lutam contra seus demonios internos, lutam contra uma infancia que ta se indo, mas que ainda não foi e uma fase adulta que não chega. Jovens que no auge de seus hormônios trabalham e estudam ensaiando quando sobra o tempo... Nas madrugadas. Lamento muito quando acontece coisas que prejudicam esses jovens. Me dói muito. Pois o bom senso resolveria grande parte dos problemas.

Bom senso...uma pequena historia
Estava eu e alguns amigos em Caxias durante os festejos da FECARS. Quando vi uma leve discussão e me aproximei. Uma senhora dizia para algumas pessoas que havia reconhecido a filha dela nas imagens da fecars em uma prova. Ela serviu de modelo para o fundo de palco, banners e folders. A senhora pedia, por favor (griffe o por favor humildemente), que ao término do evento ela pudesse pegar a imagem e levar par ao seu sitio. Ai meus amigos, começou a peregrinação. Pessoas se reuniam , dirigentes, opiniantes, opinadores, sugestivadores, assistentes do auxilio juridico (em relação a imagem da pessoa em uso) para criar uma história que , confesso, fiquei perplexo com a criatividade. Pensaram até mesmo na possibilidade de um processo. Ora, ela só queria colocar o fundo de palco no sitio, chácara... enfim. A solução dada a senhora é que não poderia ser doado por que era da prefeitura. Outros diziam que o MTG guardava. Outros iam mais longe, era levado para a defesa civil para uso em calamidades como barracas.

Bom senso...onde você estava Bom Senso? Resumindo... chamei ela num canto depois dela ser "desenganda" e lhe disse que me procurasse ao final do evento. Deixei com o pessoal da sonorização que entregou pra ela. A jovem ficou feliz. A mãe super feliz. As pessoas que criaram "n", "x" barreiras nem souberam, na época, o que aconteceu com o fundo de palco. O que chamamos isso? Falta de bom senso. Falta de bom senso!!!! Se homem tivesse mais amor ao próximo metade dos problemas estariam resolvidos.

9 comentários:

gaucho da fronteira disse...

Eu estava lá!!
Sou simpatizante do CTG RAÍZES DO SUL, grupo humilde não complica com ninguém , talvez por ter um instrutor e um patrão qualificados.
Tamanha foi minha indignação de ver tal injustiça , Conheço o músico Oziel Figueiró, o patrão "Pena " e o instrutor Rodrigo Mattos.
Mais uma vez o MTG impós a sua ditadura.
Era apenas ter sensibilidade.
Mas o que me reserva é o seguinte:
foram prejudicados nesse dia, o músico por humilhação e ter que se retirar do palco, o instrutor por ter se dedicado e ter um trabalho perdido, o patrão que passou mal e teve que ser atendido pelo posto de saude ali presente.
Os grupos passam o ano ensaiando até de madrugada por apenas 20 mim de apresentação, pois nos outros horários estudam e trabalham.
E se fosse o campeão do ENART; ops com o campeão do ENART nada disso acontece...
Já vi tantas coisas nesse ano que dá até nojo, vi grupo classificados e desclassificados sem cometários...e outras coisas que são colocados sempre "panos quente".
Mas quero deixar registrado a minha insatifação com o MOVIMENTO. Está na hora de agregar e haver MUDANÇAS, e ainda querem que os jovens se aproximem do tradicionalismo, os jovens serão o nosso futuro senão só haverá um bando de gente "arcaica" ditando regras e leis.
A 1ª RT também saiu prejudicada; e agora coordenador qual atitude a ser tomada.
TEM QUE HAVER MUDANÇAS!!!
O TRADICIONALISMO ESTÁ PERDENDO E AFASTANDO CADA VEZ MAIS OS JOVENS DAS ENTIDADES.
Agora em janeiro tem outro Congresso Tradicionalista preparem-se patrões está na hora de mudar!!

Paulo Santos disse...

Bueno, eu estava lá. Bem perto.
Combinando com o Oziel os últimos detalhes antes de começar a tocar as danças e a entrada, de autoria dele, por sinal.
Qual não é o meu espanto ao ver meu colega sendo removido do palco.
Tá, e aí? O que fazemos com os tantos ensaios, acertos, arranjos? Tudo por água abaixo. Resignamo-nos a apresentar o grupo de forma totalmente improvisada.
Me pergunto agora: isso é ser gaúcho? Inflingir uma penalidade bárbara como aquela (equivocada, por sinal) daquela forma? Isso é tradicionalismo?
Se isso for o real sentido do "Ser Gaúcho", despeço-me do movimento envergonhadíssimo por ter apresentado isso à meus filhos como sendo uma forma correta de viver.
O último que sair apague a luz.

LEDA ARTES disse...

http://galpaogaucho.forumbrasil.net/enart-forca-a-f1/dce-diretorio-central-do-enart-t402.htm

Rogério, gostaria que entrasse nesse tópico que criei lá no site Galpão Gaúcho. Te conheci a uns 4 anos atrás quando fui a POA fazer o Cfor e Curso de Dança Tradicional e sempre gostei do que falava... e agora lendo o que andou escrevendo quero que você nos ajude nessa causa, de montar um DCE - Diretório Central do ENART, ou seja, o tal do Grêmio "dançarinil"... pelo menos nas escolas quando havia problemas o Grêmia se não resolvesse ajudava a direção resolver, então porque não criar isso também nas danças?

E outra, você seria um excelente presidente... hehehehe

Meu email pra contato é maurodc3@hotmail.com

Grande Abraço!

Anônimo disse...

Eu estava lá.

No tablado com o grupo, sou uma participante do grupo, não gostaria de estar nesta situação, mas o grupo e Oziel foram prejudicados, pq o grupo teve desconto em musical, foi uma pouca vergonha tirar um músico com todos os instrumentos plugados e o grupo todo na sala pronto para dançar, deixando todo o grupo sem entender o que estava acontecendo por culpa do MTG, pois o Oziel foi liberado de participar do SAT, por que tinha que tocar para os Individuais, por causa de uma lista de presença de um SAT, acabaram prejudicando o trabalho de um ano de uma entidade, quem vai ressacir as noites mal dormidas, os gastos com pilchas e coreografias, as perdas de serviço, o instrumento que o musico perdeu na inter por causa do nervosismo, nunca vi tamanho descaso com o movimento, em outras inters aconteceu coisas muito piores desclassificaram grupos e voltaram atrás, mas na nossa resolveram não desclassificar, mas fizeram valer um regulamento que não foi cobrado dos outros, que agora o MTG voltou atrás e reclassificar os grupos, sei que isso não vai nos devolver a classificação, mas deixo aqui a minha indignação com o movimento.

Diego Carvalho disse...

A seis anos danço no Raízes, grupo muito humilde que busca seu lugar ao sol com um ideal: crescer sem perder a essência, acreditando nos novos talentos, acreditando que se pode conquistar algo apenas com o suor de seu rosto, que o reconhecimento vem pelo trabalho, quando ele é correto e bem feito é o passaporte, nada mais é necessário, pois isso é o justo! E esse é o principal principio do tradicionalismo, não?
Nestes seis anos de muita luta e derrotas jamais, em nenhuma única vez sequer contestamos os resultados, pois acreditamos no principio citado acima, acreditamos na entidade que nos rege, que foi criada para nos guiar a seguir os ideais que ela mesma prega, veja bem... Como liderança deve nos “guiar” e não doutrinar.
Domingo meu orgulho e minha crença saíram feridos de Três Coroas, vi meus irmãos de tablado abatidos como nunca o tinha visto, logo nós de lombo surrado, acostumados a tombar se levantar e seguir.
Uma coisa é você perder por si mesmo, outra é ser impedido de dar o seu máximo.
Oziel, Dione e Pena, parem de se culpar, o erro não foi de vocês, o erro foi um pouco da desorganização, mas errar é humano, o grande erro foi como bem disse o Rogério da falta do bom senso!
Não é um grupo que perde em momentos como esse, é o tradicionalismo, um desacredito aqui, outro ali... onde vai parar?

portalete disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Eu estava lá também
Foi horrível a falta de organização do MTG, atingindo jovens que se empenham em alcançar um objetivo. Alguém prestou atenção na letra da música? Lindíssima, a coreografia também, o grupo está de parabéns! tocou meu coração, me emocionei mesmo...mas infelizmente, o MTG errou feio e o grupo foi prejudicado.Com a retirada do músico, o grupo ficou nervoso, normal né? Lamento muito ter visto tudo isso acontecer, eu deveria ter ido prá october fest...lá não deve ter tido tamanha injustiça!!!
Até mais. Juliana

Leandro Berlesi disse...

Realmente , essa última INTER, foi um festival de judiarias!
Onde foram premiadas com louvor: A INTOLERÂNCIA, A IGNORÂNCIA, A TRUCULÊNCIA, A TOTAL FALTA DE BOM-SENSO, O DESPREPARO (burocratas), e, sinseramente, sem exagero: UMA TENTATIVA CLARA DE "SABOTAGEM" ou (tbm não duvido...)"BURRICE EXTREMA".
Mas o pior de tudo, é que estamos cansados de saber que essa doença que nos esmorece e aniquila aos poucos o MTG, já foi diagnosticada , é TÉTANO... isso TÉTANO....
a causa???
O CASAL FERREIRA ESTÁ ENFERRUJADO!!

Anônimo disse...

Maria Izabel de Moura
Tradicionalismo organizado
Fala-se tanto em tradicionalismo organizado, porém quando se demonstra organização, dizem se estar atuando de forma errada e desorganizada. realmente não dá para entender.
Para que criar tantas normas se os participantes não as cumprem e não as querem que a organização os faça cumprir. Convenhamos.
Não dá para entender! Normas são criadas para todos cumprirem, não interessa se alguém é conhecido ou não.