quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Assis Brasil será o novo secretário de Cultura/RS

Luiz Antonio de Assis Brasil será o novo secretário de Cultura do Rio Grande do Sul. A primeira decisão de Tarso Genro, como governador eleito, sem dúvida nenhuma deixou a área cultural aliviada e contente. Conversas de bastidores rifavam a pasta da cultura, que, inteligentemente foi entregue a quem conhece a área. Mas para quem já teve Monica Leal como Secretária de Cultura, não se poderia ter medo maior que este, ou seja, pior não podia ficar. Mas o anuncio de Luiz Antonio de Assis Brasil foi comemorado pela classe cultural.

Escritor, advogado, professor, músico e administrador, Assis Brasil Nasceu na capital do estado mas foi criado no interior gaúcho, em Estrela. A advocacia foi a primeira de suas artes, tendo se formado na (PUCRS). A magistratura foi a segunda. Desde 1985, ministra a principal oficina literária do RS, no programa de pós-graduação da Faculdade de Letras da PUCRS.
Como administrador cultural, Assis Brasil também já ocupou diversos cargos. Foi chefe da secção de Atividades Artísticas da prefeitura municipal de Porto Alegre, diretor do Centro Municipal de Cultura também aqui da capital, e diretor do Instituto Estadual do Livro. Atualmente, é Coordenador-Geral do Espaço de Documentação e Memória Cultural da PUCRS, Membro da Associação Internacional de Lusitanistas e Membro Fundador da Associação Cultural Acervo Literário de Erico Veríssimo.

Foi músico da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) por quinze anos, é na literatura, porém, que o nome de Assis Brasil se agiganta. Premiadíssimo, é dificil ontar os prêmios de grande importância que já foram entregues a ele. Já seu primeiro livro, Um quarto de légua em quadro, foi agraciado com o Prêmio Ilha de Laytano. Assis Brasil já recebeu também o Prêmio Literário Érico Veríssimo e o Prêmio Açoriano de Literatura. Foi também patrono da Feira do Livro de Porto Alegre em 1997.

Agora só resta saber quem será o Presidente do IGTF...

Nenhum comentário: