sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Homenagem aos Professores

Imagem da Internet


15 de outubro, dia do Professor. A iniciativa de dedicar esta data aos mestres foi da Associação dos professores católicos do Rio de Janeiro, que conseguiu oficializar esta data no ano de 1963, durante o Goveno de João Goulart. Acredito ser a mais importante profissão do planeta. Isso me lembra uma história que aconteceu comigo durante a preparação dos festejos farroupilhas há alguns anos.

Eu preparava o centro de eventos do Parque da Harmonia para os festejos e para o Seminário de professores que antecedia o evento para instrumentalizar os educadores com o tema do ano. Ao reservar o local no Parque da Harmonia recebi uma ligação de uma empresa de eventos que reservou, posteriormente, para um evento do dia do advogado. O produtor me dizia que era importante o evento deles pois envolvia desembargadores, juizes, advogados e muita gente importante. Concordei com ele da importancia do seu evento. Mas frizei que o seminário é anual, nesta mesma data sempre e que não tinha como desmarcar, pois as secretarias de educação do estado e do municipio já haviam marcado com seus professores.

Depois de muita discussão (40min ao telefone, já esbravejando) o produtor do evento foi irônico comigo. Disse ele:
"- Meu amigo não queria ir por esse lado, mas vejo que você está sendo inflexivel e não entendeu a importancia do nosso evento. Nós teremos a presença de Advogados renomados, Juizes, Desembargadores e quem sabe a presença até mesmo do governador. Não acha que este evento é mais importante que um seminário de professor?"

Indignado, mas com toda tranquilidade, disse a ele:
"-Meu amigo (irônico também), acho que tu não entendeste a importância do nosso evento. Pra nós, o seminário de Professores, é mais importante por que se não houvessem professores não existiria Advogados, Juizes e nem desembargadores. Governantes nem sempre exigem tanto. Seria bom vocês reverem seus conceitos."

Depois de um longo silencio, pra não perder a discussão, chegamos a um acordo de divisão de espaço e de horários. Acredito sempre, que a negocição, é o melhor caminho. Sem vaidades e nem egoísmo. Aprendi isso com meus mestres formais e informais. E de tudo isso o mais imporante foi a concordância do produtor que riu ao final da conversa e disse: "você venceu".
“Nenhum problema pode ser resolvido pelo mesmo grau de consciência que o gerou.”

A imaginação é mais importante que o conhecimento. O conhecimento é limitado. A imaginação envolve o mundo.” (Albert Einstein)
FELIZ DIA DO PROFESSOR à você que dedica seu tempo a repassar conhecimentos

Nenhum comentário: