sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Tema anual 2018 - Estamos pedindo o teu voto

Autores: Bianca Correia Saldanha, Marco Antônio Saldanha Júnior e Rogério Bastos

PROPOSTA: Objetivo Anual do Movimento Tradicionalista Gaúcho para 2018.

SUGESTÃO:
     “1868 - 2018: 150 ANOS, DE JOVENS AGREGANDO E FORTALECENDO A CULTURA GAÚCHA”.

RESUMO:
      Propomos o Objetivo Anual “1868 – 2018: 150 ANOS, DE JOVENS AGREGANDO E FORTALECENDO A CULTURA GAÚCHA”, afirmar para a juventude a importância de sua participação responsável no Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) com a finalidade de agregar mais pessoas, ideias e conhecimentos para o nosso meio, bem como revitalizar os valores para fortalecer o patrimônio tradicional, assim como homenagear todos os jovens que com coragem mantiveram a nossa cultura gaúcha até hoje. Neste ano, além das efemérides já citadas, também celebra-se os 30 anos da renovação da Comissão Provisória de Jovens que veio a originar o Departamento jovem Central do MTG.
      Um ano cheio de datas importantes que não poderiam deixar de ter um espaço para reflexão, principalmente a participação da juventude.

Nosso tema pretende abranger dentro destes 150 anos:
- 150 anos da fundação da Sociedade Partenon Literário;
- 120 anos da criação do Grêmio Gaúcho de Porto Alegre;
- 80 anos da Sociedade Gaúcha de Lomba Grande;
- 70 anos da Comissão Gaúcha de Folclore;
- 70 anos do “35” Centro de Tradições Gaúchas;
- 50 anos da 1ª Convenção Tradicionalista;
- 20 anos do Hino Tradicionalista, de Barbosa Lessa;
- 20 anos da Inauguração da Sede do MTG;

Além dos temas farroupilhas, como:
- 180 anos do Jornal ‘O Povo’ - Informativo dos Farroupilhas;
- 180 anos do Hino Farroupilha (Hino Rio-Grandense);
- 180 anos da tomada de Rio Pardo e da chegada de Garibaldi à Camaquã.



Palavras de Benedito Saldanha, Presidente do Partenon Literário:

"Amigos e amigas, estou saindo do meu recesso para vir aqui por um motivo nobre. Pedir o apoio daqueles que são ou não sócios do Partenon Literário e também de todos aqueles que incentivam a trajetória desta entidade para que a proposta abaixo seja eleita como tema anual do MTG para 2018.
Durante o Congresso Tradicionalista a ser realizado em 13 de janeiro na cidade de São Jerônimo será escolhido o tema anual". E continua "A proposta abrange também os 150 anos de fundação do Partenon Literário, por isso é importante seu apoio, compartilhando, indicando, de forma que essa proposta consiga um apoio grande dentro deste congresso a se iniciar nos próximos dias.
Contamos com todos os apoios possíveis. Fraterno abraço".

Partenon Literário

Diploma de honra ao mérito da Câmara Municipal de Porto Alegre

Um comentário:

Rogério Bastos disse...

Feliz com este comentário do Presidente do Partenon Literário em meu Blog - muito bom para encerrar o ano

"Venho através desta agradecer a série de matérias constantes em seu blog sobre o Partenon Literário e reconhecer a importância também deste veículo de comunicação para o tradicionalismo Rio-grandense, enfim, para a nossa cultura de uma forma geral.
O Partenon já deu o pontapé inicial para os seus 150 anos com um seminário na 63ª Feira do livro de Porto Alegre, em novembro recente e, claro, prevê uma série de ações visando destacar esta efeméride, como o lançamento da página oficial na rede social facebook e usando esta página dar vida ao projeto "150 autores para os 150 anos do Partenon Literário", a partir de janeiro/2018, onde serão publicadas biografias resumidas de membros antigos e atuais e alguns autores convidados.
Agradeço em nossa da nossa associação o seu desembaraço, seu dinamismo, e seu olhar muito sensível com a nossa tradição, enfim, nossa literatura, nossa cultura, nossos valores.
Fraterno abraço"

Benedito Saldanha
Pres. Partenon Literário