segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

CTG Rancho da Integração realizou dois dias de palestras para prendas e peões

             O CTG Rancho da Integração, de Vacaria, 8ªRT, realizou dias 20 e 21 de janeiro, em pleno verão gaúcho, atividades culturais voltadas a prendas e peões. Foram palestras e atividades culturais como passeio pela cidade mostrando sua geografia e sua historia.
              A palestra do dia 20, pela manhã foi com o professor Rogério Bastos, sobre a origem do Gaúcho e a valorização de nossa história. A tarde, um passeio por Vacaria, com o professora vacariano, Edgar Bueno Silveira, que mostrou detalhes da cidade, com suas histórias e lendas.
              À noite, teve baile no CTG, onde foi degustado o autentico churrasco dos Campos de Cima da Serra. Diferenciado. Linguiça campeira feita no próprio CTG. Carne macia e suculenta. Natal e grupo Chimarreando animaram a festa.
              Na foto abaixo um pouquinho do passeio e a mostra da linguiça, e carne, já espetados, prontos pra irem pro fogo.
              Já na manhã de domingo, a palestra foi com Liliane Pappen Bastos, sobre o Chimarrão: Aspectos teóricos e práticos. A gurizada pode preparar o chimarrão junto com a professora Liliane. O evento contou com a presença do Patrão da casa, Belmir Dal Molin, da 1ª Prenda da 8ªRT, Duda Vaz, do Peão Farroupilha do CTG Tiarayu, de Porto Alegre, Gabriel Luis Soares e de prendas e peões da entidade e outros visitantes.

              Edgar Bueno é um professor dedicado ao tradicionalismo. Músico, aproveita seus momentos e se doa aos trabalhos voltados ao tradicionalismo gaúcho. Vai muito além do quadro e do giz. Ele se dedica a ensinar, juntamente com sua esposa, Josimeri Basso Silveira, que divide o seu tempo em ajudar o marido, dar aulas, e ainda, cuidar da pequena Isadora.

              O ano começou, as palestras começaram... Agora são 655 palestras (esta foi a primeira de 2018), rumando às 700, que com certeza fecharão ainda este ano.

"As prendas Yohana Hoffmann Oliveira e Larissa Oliveira Boeno, juntamente com o Departamento Cultural e o Patrão Belmir Dal Molin, do CTG Rancho da Integração, promoveram dois eventos em Vacaria, nos dias 20 e 21 de janeiro. No sábado, foi palestrante Rogério Pereira Bastos, que abordou o tema “Valorizando a História do Rio Grande do Sul”, e após a palestra, ocorreu um city tour pelos principais pontos históricos do município. No domingo, a palestrante foi Liliane Pappen Bastos, que abordou o tema “Chimarrão, aspectos teóricos e práticos”. Após a palestra, houve oficina de chimarrão para os participantes. Ambos os eventos fazem parte do Projeto CTG Núcleo de Fortalecimento da Cultura Gaúcha"- conta Edgar.

Nenhum comentário: