quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Galpão Glaucus Saraiva sedia lançamento do Congresso

            Não foi um simples lançamento de um Congresso Tradicionalista. Não é costumeiro haver cerimonia de lançamento de um Congresso, mas este tinha um tom diferente. Era no Galpão Glaucus Saraiva, do Palácio Piratini, de um Congresso que será realizado na terra do Relator da Carta de Princípios do Movimento Tradicionalista Gaúcho, na cidade de São Jerônimo. 
             Pois foi realizado hoje, o lançamento do 66º Congresso Tradicionalista Gaúcho, que acontece de 12 a 14 de janeiro de 2018, contando com a presença do presidente do MTG, Nairo Callegaro, da vice-presidente de Administração e Finanças, Elenir Winck, de Esportes Campeiros, Martim Guterres Damasco, da Campeira, José Alvoni Araújo, do governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, do prefeito de São Jerônimo, Evandro Heberle, Rodi Pedro Borghetti (ex-presidente do MTG, da FCG e do IGTF), Caroline Scariot, 2ª Prenda do RS e do Jovem Jhonatã Leindecker, Peão Farroupilha do RS, além de Renata Pletz, presidente da Comissão Executiva do Congresso e do Coordenador da 2ªRT, Ivan Botelho. O presidente do MTG destacou a importância do evento de lançamento do Congresso Tradicionalista, assinalando uma reaproximação do MTG e Governo do Estado. Na sua opinião, essa reaproximação significa o fortalecimento da tradição, do orgulho de ser gaúcho, e está harmonizada com os princípios que norteiam a entidade, com destaque para o primeiro item da Carta de Princípios, que assinala no sentido dos tradicionalistas auxiliarem o Estado na solução de seus problemas.
              O Governador Sartori lembrou de sua inserção no tradicionalismo na década de 70 e da importância dos eventos que o tradicionalismo organiza para o bem social. Segundo ele, cada CTG, a seu modo, contribui para o melhoramento da sociedade não só preservando as tradições, mas preservando valores, usos e costumes.
              Fernando Espíndola, diretor do Grupo Alma Gauderia, melhor grupo de baile de 2017, prêmio Vitor Mateus Teixeira, esteve presente para lembrar que este ano vai ter baile no Congresso, coisa que não acontecia mais desde 1990. Alma Gauderia e Joca Martins farão a animação do baile dia 13. Em sua manifestação, Renata Pletz relembrou os grandes símbolos da cidade sede como Glaucus Saraiva, Plauto Cruz, Patrícia Poeta, Walter Spalding, entre outros e que sempre diz para seus alunos terem orgulho da cidade que nasceram. "Os pés sujos de carvão devem ser sinônimo de orgulho, jamais de vergonha" - disse ela.

           O governador José Ivo Sartori recebeu de presente do presidente do MTG um livro dos 50 anos do Movimento Tradicionalista Gaúcho, de autoria de Rogério Bastos.

Nenhum comentário: