quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Dicas do Doutor - Comida industrializada

            Por Dr. Mauro Giménez Olazar

              Os produtos industrializados ocupam uma parcela cada vez maior do mercado de alimentos. Por serem de fácil manuseio e preparo, nos dias de hoje facilita nossas vidas o uso de alimentos deste tipo. Para conseguir a praticidade e durabilidade dos produtos, os fabricantes se utilizam de milhares de aditivos químicos, que, na grande maioria das vezes, não fazem bem à saúde de quem os consome com freqüência. 

            Os produtos químicos encontrados com maior freqüência nos alimentos industrializados são: Corantes, Aromatizantes, Conservantes, Antioxidantes, Estabilizantes, Acidulantes. Estes produtos apresentam varias características que sabidamente causam danos à saúde da pessoa. 

            O problema é o efeito colateral de tanta química. Os acidulantes, por exemplo, podem levar a descalcificação de ossos e dentes. Os conservantes e antioxidantes costumam afetar as funções gastrointestinais, podem causar alergias e aumentar o nível de colesterol no sangue. Algumas substâncias produziram câncer em animais durante testes de laboratório e são sabidamente carcinogênicas, e outras afetam rins e fígado. 

             Obviamente que o consumo esporádico de alimentos desta linha talvez não proporcione danos severos à saúde. O grande problema que vemos é o uso corriqueiro dos famosos “fast food”
             Por exemplo, antigamente nos rodeios e festivais tradicionalistas encontrávamos inúmeros acampamentos com pessoas assando carne, fazendo um arroz, saladas, enfim, alimentos saudáveis. Hoje, infelizmente, temos a modernidade, prejudicial, que nos oferece alimentos com os produtos citados acima e inclusive amplas estruturas e praças de alimentação até com os já famosos “food truck”. Também percebemos o consumo exagerado de doces e sorvetes industrializados, com uma quantidade muitas vezes exagerada de produtos químicos no seu preparo. 

             Portanto minha gente, saudável mesmo são os alimentos naturais. E se possível devemos consumir este tipo de alimentos. Mais churrasco, mandioca, arroz, salada e menos Xis, sorvetes, churros, etc!!! Até a próxima!!

Nenhum comentário: