segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Nota de Falecimento - Volmir Martins

           Eu estava na praia, quando recebi a triste noticia da passagem do trovador, cantador, apresentador de televisão Volmir Martins. Ao chegar em Porto Alegre fui olhar meus arquivos do "Coisas do Sul", "Vozes Rurais" e "Programa Volmir Martins". Muita coisa passou pela cabeça. Eu era sota-capataz do CTG Valentes da Tradição, estava no bolicho colocando bebida na geladeira quando chegou um jovem magrelo (sim, magrelo) dizendo que era trovador, que queria representar um CTG. Naquela época o Valentes era bem servido de trovadores, então não chegamos a um consenso. Tempos depois encontrei o Volmir trovando pelo CTG Vaqueanos da Tradição. E ai, muitas histórias. Até lendas urbanas.

           Depois o Volmir, que sempre foi um batalhador, ganhou a maioria dos rodeios pelo Rio Grande e fora dele, foi em busca de um sonho. No Internacional ao lado do ex-goleiro Preto, que era gaiteiro, gravou seu CD. Dali em diante não parou mais, sempre buscando não somente a sua valorização, mas dando oportunidades para muitos artistas, muitos profissionais. Em janeiro de 2009, ofereceu ao MTG um espaço dentro de seu programa, chamado "Chasque do MTG" e foi lá, que fizemos o que mais tarde seria conhecido por web serie. Fizemos um programete para a TV e depois colocamos na internet: "Os farroupilhas e suas façanhas". Era no SBT, ainda, no programa Coisas do Sul. 
Recortes do meu Blog, daquela época em que usava como uma especie de diário das minhas atividades
           Depois nos apartamos e reencontramos em dezembro de 2011, para fazermos a produção e direção do "Vozes Rurais" e depois programa "Volmir Martins" ao lado do grande Raul Canal. Junto com o Paulo Lindner produzimos e dirigimos mais de 60 programas para o Rio Grande do Sul, pela Band, e para o Brasil, pelo Terra Viva. O Volmir sempre batalhando, buscando alternativas, no sistema tentativa, erro, tentativa, acerto... mas sempre buscando. Mas abriu espaços. Quando em outras emissoras o artista tinha dificuldades, com ele não. Teve um programa que muita gente apostava que daria errado. Mas eu vibrei com a ideia dele: Só as duplas antigas do radio: De Lima e Leninha, Janete e Machado, Carlos Cirne e Sonia Mara, Antônio de Souza e Elizamara, Argeu e Maria Lecy...  Foi sucesso a audiência.
          

     A comadre Graciela, filha da querida dupla do rádio, o Antonio e a Elizamara, apresentou os programas ao lado do Volmir, bem como o Raul Canal, que vinha de Brasília para as gravações. Nas imagens, um pouco de uma gravação que fizemos no 35 CTG, quando o Volmir havia se apartado, para fazer parte da política em Eldorado do Sul. Ele construiu sua imagem, seu bordão, seus programas, sua carreira (haviam pessoas ao redor, mas o Volmir tinha forte déficit de dar atenção). Ele foi, sem duvida nenhuma um guerreiro. Do fundão da estância para o auge do estrelato gaúcho (sim, ele esteve com programa na TV por muitos anos), gravou CDs, DVDs, colecionou mais de 500 troféus de trovas, vencendo os maiores festivais do estado. Cometeu erros? Claro que cometeu. Quem não cometeu?
Abaixo na foto, Graciele e Raul Canal, apresentadores, e as crianças, está Giovanna, filha do Volmir (E), no 35 CTG
    Muitas viagens com o Volmir, muitos sonhos ele teve, subiu e desceu varias vezes. Mas sempre quando caia, se levantava em cima do talento que Deus lhe deu. Se foi aos 48 anos. Mesma minha idade.
Nesta imagem Edson Dutra, dos Serranos, Luiz Marenco e, o personagem "Salvador" - que atacava as égua...
      Possuo uma imensidão de imagens de todas as gravações, pois costumava abastecer o Blog do Bolicho do Volmir, suas redes sociais... Fiquei com tantas.

      Volmir partiu de forma trágica, como tantos outros artistas que andam pelas madrugadas, as vezes cansados, mas em busca do seu "ganha pão". José Mendes, na década de 70, também se foi assim. Ele partiu justamente no dia em que sua filha completaria a maioridade.

       Ele foi enterrado em Venâncio Aires, terra que o viu crescer. Foi velado no 35 CTG e em Eldorado do Sul, lugares que marcaram a vida do Volmir. Mas foi um cara que cantou nos Estados Unidos, saiu do Brasil diversas vezes. mas buscou ganhar seu pão diariamente e ainda, ajudou muita gente.

        Descansa em paz trovador do Rio Grande. Canta ai no céu ao lado do Gildo e tantos outros artistas. Deus achou que era a hora. Tudo é, como tem que ser. Vai com o Pai, pelo caminho de luz, e descansa em paz.

Nenhum comentário: