quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Por que estamos levando esta temática para o Congresso?

                Durante alguns meses do ano passado fui fazendo um levantamento das datas históricas, que chamamos de "datas fechadas" (10, 20, 30, 40, 50,100 anos...)e deparei-me com um grande número delas. E o mais interessante é que todas eram muito importantes e mais, sempre permeadas pela juventude. A força do jovem.

            Então, conversando com o Marco Saldanha e a Bianca, que em 2017 apresentaram o tema apoiando a juventude e não foi aprovado, pensamos em unir essas ideias. O Partenon Literário, de onde surgiram jovens que mudaram a sua época, como Apolinário Porto Alegre (que escreveu "O Vaqueano" falando da figura do gaúcho, visto aqui na pampa), Luciana de Abreu (primeira mulher a subir numa tribuna e discursar), que deram visibilidade ao personagem que se formava na pampa, o 'Gaúcho'. Sim, esse gaúcho que nos orgulhamos tanto. Jovens que lutaram pela negritude, buscando abolir a escravatura (juntavam dinheiro entre eles para pagar alforria de escravos).

            Veio também a ideia de homenagear os 120 anos do Grêmio Gaúcho, de Cezimbra Jacques (patrono do tradicionalismo). Não poderíamos deixar de fora a Sociedade Gaucha de Lomba Grande, que completa 80 anos. O pioneiro 35 CTG, também, pois foi o 1º CTG do mundo. E a Comissão Gaúcha de Folclore, que nos forneceu os melhores pesquisadores de nossa história. A CGF completa 70 anos e é um dia mais velha que o 35 CTG. Entre estes pesquisadores estão a Lilian Argentina, a Rose Mari dos Reis, Dante de Laytano, Paula Simon Ribeiro...
           Mas também completa 50 anos da 1ª Convenção Tradicionalista, 20 anos do Hino que Barbosa Lessa nos legou. Conversei esta semana com a professora Fátima Brizola e a querida amiga, Jane Bitsck, sobre a construção da atual sede do MTG, que completa 20 anos. Construída com o apoio da juventude, através do projeto de prendas e peões do estado, regionais e de entidades.

           Dinara Xavier da Paixão me lembrava que completa 30 anos da renovação da Comissão Provisória, criada para estudar o departamento Jovem e que ajudou a criar o Entrevero de Peões.

           Por isso preparamos este tema meus amigos e pedimos o teu voto. Se homenageássemos qualquer um, individualmente,  estaríamos esquecendo a importância dos demais. Por este motivo, este tema é abrangente. 

           Quero desde já agradecer ao presidente do Partenon Literário, Benedito Saldanha, pelas mensagens de apoio desta entidade que nos orgulha homenagear no seu sesquicentenário.

Nenhum comentário: