quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

O Piá que não para nem nas férias. Esse é o Saullo

        O Saullo Guilherme, 1º  Piá do RS, quem conhece, sabe. Ele é inquieto. Saiu de férias e foi para Rio Grande, com a família Louzada, resumindo em momentos de alegrias e diversão. Laçou, andou a cavalo, e de repente começou a fazer as pesquisas de campo para o projeto resgatando a diversão da piazada.

       Na manhã do dia 23, algo bastante emocionante aconteceu. Um senhor, chamado Silico Cardoso, 66 anos, vindo do interior de Santa Vitoria do Palmar, deslocou-se até Rio Grande para ensinar um brinquedo chamado "aradinho de osso", para o Saullo, que, junto com Mateus Louzada e o João foram esperar seu Cardoso na Parada do ônibus, passando uma imagem  de um Rio Grande antigo, de quando uma pessoa era esperada com muita ansiedade na estação ferrea. 

Saullo descreve que quando viu desce do ônibus se emocionou: "Um tio, loco de gaúcho e bem pilchado, muito sorridente, que me deixou muito contente ao vê-lo, pois veio de longe para passar o seu conhecimento e brinquedo que fez muito em sua infância" - conta o piá.


           Saullo brincou com ele, aprendendo o uso do arado e preencheu a planilha para sua pesquisa. Seu Cardoso contou passagens de sua vida: "Minha familia era de classe baixa então eu precisava fazer meus brinquedos. Meu pai trabalhava na plantação, então foi ali que aprendi a fazer um arado", conta.

           Eles foram para uma chácara nas imediações, pertencente ao senhor Alvim avô de Felipe Louzada e lá brincaram e aprenderam muito.  A senhora Rose, mãe do Felipe, deu uma entrevista para ele sobre as bonecas de graveto, que muito brincou em sua infância e, la estava elá, sentada na areia pilchada e se divertindo como criança numa tarde de verão.

            Diz o Saullo: "meu amigos Rafael e Gustavo tão campeirando no Rio Grande a fora, buscando mais pesquisa também, mas eu queria muito que eles estivessem aqui agora".

Nenhum comentário: