segunda-feira, 2 de maio de 2022

Palestra com Vera Barroso encerra curso de Folclore

 por: beatriz Colombelli - Folha do Mate

  


     A
 Comissão Gaúcha de Folclore, (CGF) presidida pelo historiador, Rogério Bastos, realizou mais uma edição do curso de Folclore Gaúcho, com aulas virtual desde o dia 25 de abril, e encerramento presencial, neste sábado, 30, no município de General Câmara, onde o grupo foi recebido pela diretora municipal de Turismo, Leila Fraga, durante os festejos que comemoram os 141 anos do município.

    Na parte da tarde o grupo teve oportunidade de visitar o distrito histórico de Santo Amaro do Sul, sendo recepcionado pela funcionária da Casa de Cultura, Anajara Maria de Melo da Silva, que participou, em 1971, do filme ‘Um Certo Capitão Rodrigo’, gravado no distrito. No local, o grupo visitou a igreja de Santo Amaro, considerada a quarta mais antiga do Rio Grande do Sul, datada de 1787, o museu com acervo açoriano e a barragem Eclusa de Amarópolis.

Palestras e encerramento

    Durante as cinco noites, os temas foram apresentados por renomados professores e profissionais das áreas afins que multiplicaram seus conhecimentos, na sala virtual, com cerca de 70 participantes do Rio Grande do Sul, e também de outros estados.

    Para o fechamento do curso, neste ano, foi escolhido o tema ‘270 anos do povoamento Açoriano no Rio Grande do Sul’, tema que teve como palestrante a doutora Vera Lucia Maciel Barroso, Doutora em História do Brasil (PUCRS), Historiógrafa do Centro Histórico-Cultural da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, atuando diretamente com o seu arquivo. E, entre as inúmeras especializações, tem cerca de 30 obras organizadas e mais de centena de trabalhos publicados nas áreas de história e patrimônio.



Avaliação

    Para o presidente da CGF, Rogério Bastos, o encerramento do curso, que ocorre anualmente, “foi um dia lindo e fechado com chave de ouro”, pois além da temática, com a doutora Vera, comemorou-se na data, o centenário da professora e folclorista, Lilian Argentina, tema inclusive que norteia a temática anual do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Bastos destaca ainda que, no ano passado foi visitado o município de Antônio Prado, de colonização italiana, e neste ano o município de colonização açoriana.


Palestrantes e assuntos

25 – segunda-feira: Conceitos, Tradição, Tradicionalismo, Regionalismo – Ivo Benfatto (mediador: Paulo Elias Daniel)

26 – terça-feira: Mesa sobre o Folclore na escola, aplicação pedagógica – Luciana Brum e Cristina Rolimn Wolffenbüttel (mediadora: Edna Cunha

27 – quarta-feira: Brinquedos e brincadeiras, religiosidade e as festas e folguedos – Paula Simon Ribeiro e Marli Bonna Secchi (mediadora: Delurdes Costa)

28 – quinta-feira: A economia da cultura – Tradição, folclore e turismo cultural – Marco Aurelio Alves (mediadora: Erica Hanssen)

29 – sexta-feira: O folclore tropeiro – Marco Aurelio Angeli (zoreia) e Valter Fraga Nunes (mediador: Jeandro Garcia)

30 – sábado: 270 anos do Povoamento Açoriano no Rio Grande do Sul – Vera Lucia Maciel Barroso (mediador: Rogerio Bastos)

NOTA DA COLUNISTA - Beatriz Colombelli


    "Participei pela primeira vez do curso e, somente preciso agradecer a cada palestrante pela riqueza de conteúdos. À Comissão Gaúcha de Folclore, por meio do amigo, Rogério Bastos, minha gratidão. Além do aprendizado, reencontrar pessoas amigas de longa data e novos amigos, no encerramento, uma essência que alimenta a alma".









Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns! Uma maravilhosa iniciativa, que veio enriquecer o conhecimento e aquecer os corações!!!