quinta-feira, 12 de maio de 2022

Semana do Folclore lançada em Porto Alegre


     Prefeitos, secretários,  dirigentes culturais e vereadores de vários municípios participaram na tarde de ontem (11) de reunião da Comissão Gaúcha de Folclore na Faculdade IBGEN, quando foram apresentadas as diretrizes da entidade para a realização da "Semana do Folclore de 2022 - Centenário de Lilian Argentina", de 15 a 21 de agosto. 

    Em seu 74° ano de atividades,  a CGF comemora os 100 anos de nascimento da professora Lilian Argentina Braga Marques, uma das mais expressivas folcloristas do país.

    O objetivo é engajar o maior número de municípios para que seja reconhecido e valorizado o Folclore de cada localidade, através de ações que envolvam a dança, o teatro,  apresentações musicais, gastronomia típica, brinquedos e brincadeiras folclóricas, entre inúmeros outros temas.

    Após as boas-vindas dadas pelo presidente da CGF,  Rogério Bastos, o encontro iniciou com a explanação do que é Folclore e no que ele se difere do Regionalismo, do Tradicionalismo e do Nativismo, em palestra proferida pela presidente de honra da entidade, Paula Simon Ribeiro.

    A reunião teve prosseguimento com a fala do vice-presidente da Comissão, Marco Aurelio Alves, que detalhou as etapas e o cronograma do projeto proposto pela CGF e como cada cidade pode participar, através de sua própria cultura popular. 

    O próximo passo será aguardar a adesão dos municípios interessados, o que deve acontecer até 20 de maio, seguindo com a definição das programações, parcerias e produção, até a realização de um grande evento sobre o Folclore gaúcho no mês de agosto.



Nenhum comentário: