terça-feira, 24 de maio de 2022

Homenagem a Cabo Toco, na Noite dos Museus

 


    A retomada da Noite dos Museus, realizada no último sábado, 21 de maio, em Porto Alegre, foi definida como um grande sucesso pelo vice-diretor do Departamento de Pesquisa e Difusão Cultural do MTG, Jeândro Garcia. Na oportunidade, em parceria com o Museu da Brigada Militar, integrante do roteiro, o Movimento Tradicionalista Gaúcho homenageou os 120 anos de Olmira Leal de Oliveira, a Cabo Toco, pioneira feminina nas fileiras brigadianas do início do século XX. De acordo com os responsáveis, mais de duas mil pessoas visitaram o espaço.

    A Noite dos Museus reuniu milhares de pessoas, que se apropriaram das ruas e espaços públicos da Capital gaúcha. Nem mesmo o frio atrapalhou a retomada do evento, que foi suspenso nos últimos dois anos em função da pandemia da COVID-19. No roteiro, 22 museus e centros culturais ofereceram múltiplas atrações do começo da noite até o início da madrugada. 

   Além de outras atividades, o Museu da Brigada Militar brindou os visitantes com a apresentação da cantora Fátima Gimenez, que cantou e encantou os presentes com a canção ‘Cabo Toco’, campeã da 5ª Vigília do Canto Gaúcho, em Cachoeira do Sul, e exposição sobre a história da homenageada, reconhecida como a primeira mulher integrar os quadros da briosa BM. Também representando a tradição gaúcha, os poetas brigadianos Cezar Tomazzini, José Estivalet e Paulo Henrique declamaram suas poesias alusivas à instituição.

    Responsáveis pela programação, a chefe do Museu da BM, Cap. Mônica Botelho, e o 2° Sgt Carlos Gilmar Marques Silveira, avaliaram a homenagem como um justo reconhecimento à Cabo Toco e ao trabalho das mulheres na Brigada Militar. Para Jeândro Garcia, a parceria aproxima o Movimento Tradicionalista da sociedade e fortalece os vínculos, já estabelecidos, com a Brigada Militar. “O MTG e o Departamento de Pesquisa, em especial, agradecem a oportunidade que este evento nos dá, de conhecermos mais intimamente a Cabo Toco e seu legado, mas, sobretudo, de compreender a importância da BM na construção da identidade gaúcha”, destacou.

    Segundo o vice-presidente do Departamento de Pesquisas, outras ações estão sendo organizadas em parceria com CTG’s e RT’s para homenagear a Cabo Toco nas passagens marcantes da sua vida.

Nenhum comentário: