sábado, 28 de maio de 2022

Conheça a 1ª Prenda Juvenil do RS - Renata Eidt Schiedeck

 

   A santa-cruzense Renata Eidt Schiedeck, 18 anos, cursando preparatório pré-vestibular de medicina, faz parte do CTG Carreteiros da Saudade, em Pantano Grande, onde reside. É a atual 1ª Prenda Juvenil do Rio Grande do Sul.

      Praticamente nasci dentro do CTG, comecei a dançar na Invernada Dente de Leite com 3 anos de idade, aos 4 anos, em 2008, participei pela primeira vez da Ciranda Cultural de Prendas da entidade e conquistei o título de 1ª Prendinha do CTG Carreteiros da Saudade. No ano seguinte fui para a Ciranda Regional de Prendas e me consagrei 1ª Prendinha da 5ª Região Tradicionalista” – conta Renata.

    Em 2010, concorreu novamente na entidade e tornou-se 1ª Prendinha, no ano seguinte 3ª Prendinha, da 5ª RT. Com 8 anos, em 2012, já na categoria Mirim, conquistou o título de 1ª Prenda Mirim do CTG Carreteiros da Saudade. No ano seguinte, na fase Regional, sagrou-se 1ª Prenda Mirim da 5ª Região Tradicionalista. “Com apenas 10 anos participei da minha primeira Ciranda de Prendas a nível estadual, em 2014 em Santa Maria, fiquei em 8° lugar” - lembra. Em 2016, com 13 anos, concorreu pela segunda vez em uma Ciranda Estadual, realizada em Passo Fundo, ficando em 10° lugar.

    No seu currículo, também está o FEGAES (Festival Gaúcho Estadual Estudantil) em Cachoeira do Sul, com 2 títulos: os dois como 1ª Prenda Mirim, um em 2014 e outro em 2016. “Tive também a honra de, em 2017, me consagrar 1ª Prenda do PTG Pontoneiros do Jacuí, do 3° Batalhão de Engenharia de Combate, de Cachoeira do Sul” – recorda Renata.

    Em 2018, sagrou-se 1ª Prenda Juvenil da 5ª RT e, em 2019, concorreu pela terceira vez em uma Ciranda Estadual, sendo a primeira vez como Juvenil. “Foi uma experiência incrível. Esta aconteceu em Lajeado, e fiquei em 4° lugar, por apenas 0,4 décimos” - comemora a evolução.

    Finalmente, em 2019, recomeçou o ciclo, concorrendo no CTG e, novamente, tornou-se a 1ª Prenda Juvenil da entidade. No ano de 2021, em um concurso diferenciado devido a reabertura dos eventos pós-pandemia, concorreu na Ciranda Regional, conquistando o título de 1ª Prenda Juvenil da 5ª RT. “Neste ano, os sonhos com certeza se renovaram na rainha da fronteira, Bagé. Este sim foi o meu momento. Foi uma Ciranda leve, incrível, onde pude fazer muitas amizades, inclusive reencontrar algumas”.

 Como foi a sensação de vencer os obstáculos pós-pandemia, e chegar ao título? 

    Foi gratificante, uma sensação de alívio, esperança, pois o período de pandemia foi realmente um desafio, um momento de tantas incertezas, pensamentos de desistir, mas pela força e incentivo da minha irmã e minha mãe e de vontade de conquistar esse sonho, graças a Deus não desisti, enfrentei os obstáculos, me mantive firme, dei o meu melhor, fiz o possível pra me dedicar ao máximo pelo meu sonho, e enfim, depois de tantos anos, tantas tentativas, tombos, choros, alegrias e tristezas, tudo deu certo, tudo valeu a pena e consegui realizar este sonho de me tornar 1ª prenda juvenil do Rio Grande do Sul.

 O que tu fazes quando não está a serviço do tradicionalismo organizado? 

    Normalmente quando não estou a serviço do tradicionalismo, me foco nos estudos para realizar meu outro grande sonho que é o de entrar pra faculdade de medicina, gosto também de passar o tempo com minha família, assistindo filmes e séries, sair com os amigos, fazer jantas, ler livros, dentre outros.

Quais os planos para a Gestão? 

Me dedicar o máximo possível por essa gestão, quero participar de tudo que for possível, visitar os 4 cantos do nosso rio grande, fazer projetos, eventos, fazer tudo que estiver ao meu alcance para cultuar e divulgar nossa tradição, assim também trazer mais adeptos para a causa tradicionalista.

Comida - pizza, hambúrguer e churrasco (do meu pai em especial - risos)

Filme - não tenho nenhum favorito em específico, gosto de todos os gêneros, sou bem eclética (risos).

Livro - qualquer um da Agatha Christie.

Hobby - assistir filmes e séries, viajar, estar em família.


Nenhum comentário: