terça-feira, 17 de maio de 2022

Bagé se prepara para receber o Rio Grande para a Ciranda de Prendas


     A cidade de Bagé, na região da campanha, 18ª RT, se prepara para receber, a partir desta quinta-feira, 19, um dos maiores eventos culturais do tradicionalismo gaúcho organizado, com a realização da 51ª Ciranda Cultural de Prendas do Rio Grande do Sul. 

    A expectativa dos organizadores é que a Ciranda reúna um público superior a 2 mil pessoas nos palcos montados junto ao Complexo Palacete Pedro Osório, Centro Cultural Auxiliadora e à Escola cívico-militar São Pedro. As candidatas representarão 29, das 30 Regiões Tradicionalistas (RTs) do Estado, concorrendo em provas escrita (35 pontos), comunicação oral (17), habilidades artísticas (18), caracteres pessoais (5), mostra folclórica (10) e relatório de atividades (15), em busca de um dos nove títulos – três mirins, três juvenis e três adultas - e do tão almejado sonho de ser 1ª Prenda do Rio Grande do Sul. 

    A vice-presidente de Cultura do MTG, Renata Pletz comemora o crescimento do concurso pós-pandemia. “No ano passado realizamos um concurso da maneira que foi possível, devido estarmos saindo da pandemia. Na época, tivemos 60 concorrentes. Este ano, mais estruturados, tivemos um acréscimo de 20%. Aos poucos vamos retomando as atividades e realizando os concursos conforme sua forma original” – afirmou. 

    De forma tradicional e regulamentar, o evento é realizado na região de origem da 1ª Prenda do Rio Grande do Sul. A conquista do título por Carolina Ribas deu à Rainha da Fronteira o direito de sediar a Ciranda pela segunda vez na história do concurso. A primeira foi em 2017, com a representante do CTG Prenda Minha Roberta Jacinto. Em 1978, quando Helenice da Luz Ghisolfi, da mesma entidade, venceu o concurso, a escolha era realizada durante o Congresso Tradicionalista. Somente a partir de 1985 os dois eventos foram desvinculados.

    Na madrugada do próximo domingo (22), serão conhecidas as novas prendas do estado e a cidade que sediará a 52ª edição do concurso. O fandango oficial ocorrerá no Centro Cultural Auxiliadora e a animação ficará a cargo do Grupo Querência, de Pelotas. 


Serviço:

O que: 51ª Ciranda Cultural de Prendas
Onde: Bagé/18ªRT (Palacete Pedro Osório, Centro Cultural Auxiliadora e Colégio São Pedro)
Quando: De 19 a 22 de maio de 2022
Presidente da Comissão Executiva: Marcio D’Avila (53) 999090582 
1ª Prenda do RS: Carolina Ribas (53) 999962026


Nenhum comentário: