domingo, 5 de agosto de 2018

O sucesso do Seminário de Tropeirismo, no CTG Bento Gonçalves, em Lajeado

Um dia para se reencontrar com as raízes e com as origens regionais em um evento que esbanjou simpatia de dois tropeiros que só querem dar o melhor de sí para instigar os jovens à pesquisar

Nas imagens Valter Fraga Nunes e Marco Aurélio Angeli, o Zoreia, palestram sobre Tropas, tropeiros e tropeirismo
            Quando se fala em seminário, logo o pessoal pensa que é uma "palestrinha", ir no evento pra pegar um certificado. Com esses tropeiros, quem pensa assim, não se cria. O seminário de Tropeirismo que fizeram neste sábado, dia 04, em Lajeado, manteve o público atento do inicio ao fim. Teoria, prática, mostra de animais, como funcionam e pra que servem as traias, tudo feito com tanto carinho que a cada depoimento podia-se ver a emoção tomando conta do palestrante.
             Com a ajuda de Davi Musskopff, do CTG Caminhos da Serra, de Marques de Souza, os tropeiros levaram uma égua, uma mula, um burro e um jumento para mostrar e diferenciar frente ao público. Além de tudo, Valter Fraga Nunes explicou sobre a diferença dos cruzamentos dentro da grande família dos Equídeos (Equinos, Asininos, zebrinos).
              Pela manhã Nunes palestrou sobre os caminhos dos tropeiros, diferenciou épocas, ciclos e fases. Falou do tropeirismo no seculo XVII - das vertentes no âmbito regional voltado para a Vacaria do Mar, a atuação do padre Cristóvão de Mendonça (1634).E do tropeirismo de ‘gado-em-pé’, promovido pelos índios jarós e charruas – “os índios cavaleiros” trazidos de Entre Rios, na Argentina, para o sul do rio Ibicuí (indo para as pradarias sulinas e a área da banda oriental). Apresentou mapas mostrando os Os 5 Grandes Caminhos – Caminho da Praia (do Mar); Caminho de Souza Farias (dos Conventos); Caminho do Viamão (do “Certão”, Real ou Viamão-Sorocaba); Caminho das Missões (Veredas das Missões) e Caminho da Palmas. Por estas rotas os tropeiros percorreram todos os Estados da Região Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste e Nordeste, além de países vizinhos como o Uruguai e Argentina. Os pousos onde permaneciam alguns dias se tornaram povoados, evoluindo mais tarde para grandes cidades. No meio destes caminhos se estabeleciam também posto de cobrança de impostos (Registros, pedágios).
Adolar Alves da Silva (abaixo a direita), do CTG Caminhos da Serra, de Marques de Souza se emocionou ao contar experiencias
               Na parte da tarde depois das demonstrações praticas do arreamento do animal pelo tropeiro Marco Aurelio Angeli, Nunes apresentou as danças do Tropeirismo Biriva (origem da palavra e variações) e, ainda, demonstrou passos e movimentos auxiliado pelos dois meninos que aprenderam no dia anterior. "É graças a vontade de aprender como demonstraram estes meninos que temos certeza que o esforço nunca é em vão" - Disse Zoreia, emocionado.
               Nunes ainda exigiu mais da plateia, não deixando que ficasse somente em suas falas. Passou o microfone para que as pessoas se manifestassem sobre o evento.

Os amigos Jeandro Garcia e Ewilin Ayres e a jornalista Liliane Pappen Bastos  prestigiaram o evento, em Lajeado
Liliane já foi prenda da 24ªRT no ano de 1996/1997 - Visitou sua antiga região

Nenhum comentário: