quarta-feira, 29 de agosto de 2018

A cabeça de Gumercindo Saraiva - Vem chegando matéria nova sobre cinema

         Recentemente, o programa Identidade Gaúcha visitou o cineasta Tabajara Ruas e sua esposa, Lígia Walper, para uma conversa informal. Com a técnica de Fabinho Nascimento, foram feitas filmagens, áudios e fotos da entrevista, onde Tabajara e Lígia falaram sobre como foi para realizar esta obra de arte do cinema gaúcho, denominada "A cabeça de Gumercindo Saraiva".

         Entre os atores escalados, figuram Marcos Pitombo, Marcos Breda, Leonardo Machado, Rogério Bereta, Sirmar Antunes e Murilo Rosa. Em 1893, no final da Revolução Federalista, o capitão rebelde Francisco Saraiva e cinco cavaleiros cruzam o Rio Grande numa exasperante caçada para resgatar a cabeça de Gumercindo Saraiva, cortada pelos legalistas e levada à capital pelo major Ramiro de Oliveira e dois ajudantes.

        O longa narra os episódios de aproximação e afastamento entre perseguidores e perseguidos, os confrontos e desafios, os duelos de vontades que foram acontecendo nos dois lados até o encontro final. No desfecho, as lições aprendidas na jornada afloram, e Ramiro e Francisco, curtidos pelos acontecimentos, buscam uma saída honrosa para ambos.

Mateando copm ídolos. Tabajara Ruas, Ligia Walper e Rogério Bastos
            Ruas, no auge de seus 76 anos, cursou arquitetura na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e na Kongeligkun Academi, em Copenhege. Em 1999, co-redigiu com Beto Souza, roteirizou e produziu o longa-metragem Netto perde sua alma, baseado em seu livro homônimo. Entre, 2002 e 2003, foi consultor especial da Rede Globo à produção da minissérie A casa das sete mulheres. Em 2007, lançou o documentário longa-metragem Brizola - Tempos de Luta, sobre o político Leonel Brizola. Em 2008, foi a vez do longa-metragem de ficção Netto e o domador de cavalos. Produzindo o longa "Os Senhores da Guerra" e, agora, já está em fase de edição do filme: "A cabeça de Gumercindo".

Nenhum comentário: